Política

Governador cobra ação contra "milícias" no interior do Piauí

Governador participou de reunião para acertar providência no dia da eleição

Quinta - 29/09/2016 às 16:09



Foto: Paulo Pincel A atuação de
A atuação de "milícias" no interior do Piauí preocupa o governador Wellington Dias

O governador do Piauí Wellington Dias (PT) participou de reunião na manhã desta quinta-feira (29) em que foram acordadas ações para serviços essenciais no dia das eleições municipais, que ocorrerão no próximo domingo, dia 02 de outubro.

Participaram da reunião representantes das secretarias estaduais de governo, de segurança pública, de saúde, além de outros órgãos como DETRAN, AGESPISA, IAESPI, ELETROBRAS, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e GAMIL.

O governador frisa, dentre os pontos, o reforço na segurança para o dia do pleito. “Vamos garantir plantões em delegacias, pessoas da polícia civil e militar garantindo a segurança nos locais de votação. E segurança num período prévio, com as forças federais para garantir as condições necessárias para as eleições”, frisa Wellington.

Wellington afirma que foi acordado um esforço especial em algumas cidades, em que estão sendo identificadas ações de violência, que podem ser ou não associadas ao período eleitoral. “Chamei atenção, inclusive da área federal e estadual de segurança, para situações que podem ser coincidências ou não, que é a presença de pessoas armadas em alguns municípios em ações de violência”, comentou o governador em entrevista hoje.

Além disso, uma investigação está acontecendo para evitar a ação de milícias que venham a interferir no voto de eleitores e no resultado final da eleição. “Algumas cidades como Colônia do PI, São Francisco do PI, Alagoinha do PI, Pedro II, e outras cidades. E nesse sentido foi aberta uma investigação especial para evitar que haja da parte de qualquer milícia, ou segmentos, que possam interferir no resultado da eleição”.

GOVERNADOR ENVIA OFÍCIO REQUERENDO TROPAS FEDERAIS

O governador falou ainda a respeito da solicitação de tropas federais ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para garantir a segurança nas eleições.

“Verificamos que há tensionamentos em vários municípios e fizemos a requisição de forças federais, compreendendo sempre que é importante a presença de reforço do exército, das forças nacionais, da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária, se somando a toda a equipe que está, e chega ao Piauí nesta quinta e sexta feira se somando a serviço do judiciário nesse período”, disse Wellington.

SERVIÇOS BÁSICOS

A reunião definiu o reforço de outros serviços para garantir a integridade das eleições, como serviços de energia, água e saúde.

“Eu tinha participado de outra agenda na Eletrobrás para garantir que serviços essenciais sejam reforçados em datas como carnaval, semana santa, mas também trabalhar no momento das eleições”, afirmou Dias.

Dentre os serviços básicos, o governador enfatizou a cobertura de saúde no estado: “[Garantiremos] serviços básicos. Saúde, de plantão, uma rede integrada no Sus, mas a rede própria de urgência e emergência”.

O reforço de serviços básicos neste dia de eleição objetiva uma participação plena de eleitores, segundo Wellington. “A meta é que possamos ter uma eleição tranquila, onde as pessoas conseguem comparecer e exercer a sua cidadania”, concluiu Wellington Dias.

Fonte: Roberto Araujo

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: