Xavier Neto, Jaime Amorim e piloto morrem na queda de monomotor em Eli

avião queda interior PI


Ainda havia fumaça nos destroços do avião que caiu matando os conselheiros do TCE Xavier Neto e Jaime Amorim,  além do piloto Edvaldo Buik

Ainda havia fumaça nos destroços do avião que caiu matando os conselheiros do TCE Xavier Neto e Jaime Amorim, além do piloto Edvaldo Buik Foto: Vanilson Medeiros

Um avião de propriedade do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Xavier Neto, explodiu ao cair no povoado Croatá, zona rural de Eliseu Martins, e matou além do ex-deputado, o conselheiro substituto Jaime Amorim Júnior e o piloto, quando estavam viajando de Teresina para a cidade de Parnaguá. A informação ainda não foi confirmada pela Aeronáutica.

O avião decolou de Teresina, do aeroporto Nossa Senhora de Fátima, no povoado Cacimba Velha, na manhã dessa terça-feira (06), por volta de 7h30, com o ex-deputado Xavier Neto. O avião também pertencia ao Secretário de Governo, Wilson Brandão, e ao deputado Edson Ferreira ( PSD).

Filho do conselheiro, Gustavo Xavier chegou a afirmar que só sabia da morte do pai por notícias veiculadas pela imprensa.

\"\"Auditor substituto do TCE, Jaime Amorim Júnior (Foto: Reprodução)
Os funcionários do TCE entraram em estado de choque quando souberam da morte. O clima na instituição é de comoção.

Os conselheiros Xavier Neto e Jaime Amorim foram para Parnaguá em viagem oficial para fazer inspeção na Prefeitura de Parnaguá. O presidente do TCE-PI, conselheiro Kennedy Barros, está em Cuiabá-MT, participando de uma reunião de trabalho e poderá voltar para Teresina ainda hoje. O governador Wilson Martins vai decretar luto oficial por três dias por causa das mortes dos conselheiros. Jaime Amorim era casado e pai de um filho. Já Xavier Neto foi deputado estadual e presidente do PR.

\"\"Xavier Neto era conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (Foto: Reprodução)
Currículo

Guilherme Xavier de Oliveira Neto (Amarante, 20 de novembro de 1947) é um farmacêutico, advogado e político brasileiro que foi deputado estadual pelo Piauí por seis vezes exercendo também um mandato como suplente. Sua família possui base política na cidade de Regeneração.

Filho de José Cavalcante de Oliveira e Josefa Barbosa de Oliveira é formado em Farmácia pela Universidade Federal do Maranhão e em Direito pelo Centro de Ensino Unificado de Teresina. Diretor do Serviço de Fiscalização Profissional da Secretaria de Saúde e chefe do Serviço Farmacêutico do Instituto de Assistência e Previdência do Estado do Piauí (IAPEP), presidiu também o Conselho Regional de Farmácia.


Como oficial da reserva do Exército Brasileiro foi convocado em 1972 para atuar no combate à Guerrilha do Araguaia sendo que no mesmo ano seu irmão, Edvar Cavalcante de Oliveira, foi eleito vereador em Regeneração (ARENA). Xavier Neto foi eleito deputado estadual pelo PDS em 1982 migrando depois para o PFL conquistando a reeleição em 1986. No pleito de 1988 sua família colheu uma nova vitória com a eleição de Edmilson Cavalcante para a prefeitura de Regeneração, contudo uma cisão se estabeleceu no seio do clã quando Xavier Neto migrou para o PL e aceitou o cargo de Secretário de Segurança a convite do governador Alberto Silva, até então seu adversário político.


Na condição de presidente do Partido Liberal compôs-se com diferentes forças políticas e em 1992 seu irmão Antônio José Cavalcante foi eleito vereador em Teresina na coligação que levou Wall Ferraz de volta para a prefeitura. Reeleito deputado em 1990 e 1994, perdeu a eleição para prefeito da capital piauiense 1996 todavia seu filho, Fábio Xavier, foi eleito vice-prefeito de Regeneração nesse mesmo ano. Eleito suplente de deputado estadual em 1998 exerceu o mandato após a nomeação de parlamentares para o secretariado do governador Mão Santa conquistando novos mandatos em 2002 e 2006. Em 2 de junho de 2010 foi eleito conselheiro do Tribunal de Contas do Piauí, renunciando à sua condição de parlamentar.

Um avião monomotor caiu nas proximidades do povoado espingarda município de Eliseu Martins em uma cima de uma serra. Os moradores de um povoado chamado Espingarda ouviram um grande estrondo.

A Infraero em Teresina não confirmou em nem desmentiu a informação sobre a queda de um avião na região de Eliseu  Martins, no Sul do Estado. "Não temos esta informação", disse a telefonista que tentou passar a ligação do repórter para a diretora de Operações, identificada apenas como Isabel e o superintendente, mas ambos não se encontravam.

Mais detalhes  http://www.piauihoje.com/noticias/aviao-cai-e-mata-conselheiro-e-auditor-do-tce-e-piloto-corpos-estao-carbonizados-35333.html

Fonte: Da redação

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: