CRIME AMBIENTAL

Limpeza do Delta vai demorar muitos dias, diz representante da Capitania dos Portos

De acordo com o capitão de Fragata Dante, quantidade de óleo encontrada no Delta do Parnaíba é de aproximadamente uma tonelada


Estratégias para limpeza do Delta do Parnaíba já estão sendo tratadas pelas autoridades competentes

Estratégias para limpeza do Delta do Parnaíba já estão sendo tratadas pelas autoridades competentes Foto: Divulgação/Semar

Em entrevista na tarde deste domingo (17), o Capitão de Fragata Dante, responsável pelos Portos do Piauí, trouxe atualizações sobre o trabalho realizado neste final de feriado prolongado na costa litorânea do Estado.

De acordo com o Capitão Dante, cerca de uma tonelada de óleo atingiu o Delta do Parnaíba.

“Fizemos grande recolhimento de material oleoso em Atalaia e Pedra do Sal. Temos cinco praias que foram afetadas, três que estão impróprias para banho. Temos o Delta do Parnaíba que também foi afetado. Realizamos um sobrevoo de aeronave com o representante do Instituto Chico Mendes que nos deu a estimativa que cerca de uma tonelada de óleo atingiu o delta”, contou.

As cinco praias atingidas pelo petróleo são Pedra do Sal em Parnaíba e Atalaia, Coqueiro, Peito de Moça e Arrombado em Luís Correia.

Ainda conforme explicações do capitão, não há presença de óleo na superfície do mar. 

"Hoje realizamos o sobrevoo mais no litoral e constatamos que não há presença de óleo na superfície do mar. Tivemos também reuniões com o ICMBio, Exército Brasileiro e Marinha para traçar estratégias para limpeza do Delta do Parnaíba que vai demandar muitos dias, não é simples, não é coisa de um dia só”, explicou.

Contudo, diante das dificuldades, a Capitania dos Portos do Piauí passa a contar com o Navio Patrulha Guanabara para monitoramento do litoral.

“O objetivo do nosso navio patrulha é exatamente ser uma espécie de alarme antecipado, ele vai fazer buscas e monitoramento e, eventualmente, limpeza do óleo que esteja na superfície do mar aqui no nosso litoral, aqui nas proximidades do Delta”, esclareceu.


Matérias relacionadas

Mais de três toneladas de óleo foram removidas das praias do Piauí

Regina acusa governo Bolsonaro de se omitir sobre óleo no Delta e nas praias do Piauí

Manchas de óleo chegam ao Delta do Parnaíba e em cinco praias do Piauí

Força Tarefa aguarda recursos de Prefeitura para retirar óleo da Praia de Atalaia

Navio Patrulha com 50 militares auxiliará limpeza do Delta do Parnaíba neste domingo

Capitania dos Portos inicia limpeza após detectar óleo no Delta do Parnaíba

Próxima notícia

Dê sua opinião: