TEMPORAL

Papa entulho é arrastado pela chuva e colide contra carros em Teresina

Acúmulo de água em Teresina foi de 74 mm apenas com a chuva desta tarde. Previsão é de mais chuvas durante a noite e no decorrer da madrugada


Papa entulho sendo arrastado pela enxurrada

Papa entulho sendo arrastado pela enxurrada Foto: Reprodução/WhatsApp

A forte chuva que caiu sobre Teresina na tarde desta quarta-feira (05) deixou avenidas alagadas, causou congestionamentos no trânsito, arrastou carros estacionados em ruas e trouxe prejuízo a comerciantes em bairros como o Dirceu, na zona Sudeste.

Em vídeo enviado ao Piauihoje.com é possível ver um papa entulho sendo arrastado pela enxurrada e colidindo contra carros parados em uma rua. Outra filmagem mostra diversos motoqueiros se abrigando do temporal em um posto de gasolina e transeuntes se refugiando dentro de lojas.


O aguaceiro durou mais de duas horas e teve 74mm de precipitação. Somado aos 25mm da chuva de ontem o acúmulo chega a 99mm em Teresina.

"Estamos diante de um evento severo, numa escala de apenas duas horas nós atingimos mais de 70mm de chuva concentrada, foi um sistema atípico, ele se deslocou no sentido horário, veio de Oeste, do Maranhão. Provocou chuva mais intensa na cidade de Timon e descarregou sobre Teresina. Totalizando com a chuva que caiu no começo da manhã/início da madrugada nós registramos mais de 90 mm de precipitação, o maior volume já registrado desde o começo do ano e  pode vir a ser um dos maiores dos últimos cinco anos", explica o professor de Climatologia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Werton Costa.

De acordo com o docente, o município de Paulistana recebeu um volume de água acima do previsto para este mês apenas com a chuva de hoje.

“Tivemos agora nessa tarde um quadro de chuva intensa registrado na capital. Uma atuação da zona de convergência intertropical sobre o Estado do Piauí desde o início da manhã que provocou um episódio com um dos maiores acumulados da história do sertão na cidade de Paulistana, cerca de 134 mm, um volume superior à média prevista para o mês naquela cidade”, disse.


De acordo com Werton, o sistema atmosférico estava previsto nos alertas emitidos pelo Inmet. A estação CEMADEN registrou 69 mm de precipitação em Timon, cidade vizinha a Teresina. Há perspectiva de que as chuvas continuem no decorrer da noite e na madrugada com possível intensificação.

Próxima notícia

Dê sua opinião: