TURISMO

Semdec promove famtour com profissionais do turismo nacional para apresentar Teresina

Esta é a segunda viagem de familiarização promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec)


Ponte Estaiada

Ponte Estaiada Foto: Rômulo Piauilino

Dando continuidade às estratégias para inclusão de Teresina no mercado turístico nacional, Teresina será palco de um novo famtour (turismo de familiarização). Desta vez, cerca de 12 integrantes, entre agentes de viagens, jornalistas e operadores de Turismo, de mais de dez empresas nacionais participarão da atividade. Os profissionais conhecerão os principais atrativos turísticos do município e participarão do Corso 2020. O famtour foi viabilizado pelo Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e acontecerá entre os dias 14 e 16 de fevereiro.

Esta é a segunda viagem de familiarização promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec). A primeira ocorreu no ano de 2019, também no período do Corso de Teresina, e trouxe resultados positivos para o setor turístico da capital, incluindo Teresina em pacotes de viagens e a circulação de matérias em sites e revistas nacionais sobre as potencialidades do município.

Em 2020 as empresas participantes do Famtour são: Braztoa, Flytour e Avtur (São Paulo), Kontik e Coluna do Turismo (Bahia), Gaia Turismo (Rio Grande do Sul), Clair Turismo (Santa Catarina), Schultz (Paraná), Mercado do Turismo (Minas Gerais) e Meru Viagens (Brasília). O custeio das passagens aéreas para a vinda dos convidados foi feito através do Fundo Municipal de Turismo (FUMTUR).

Para o gestor da Semdec, Venâncio Cardoso, o objetivo da ação é apresentar e aproveitar as potencialidades turísticas de Teresina para comercializá-la. “Já vimos que os resultados obtidos com essa ação foram muito positivos, por isso continuamos com essa estratégia. Temos o maior Corso do mundo e esse produto precisa ser comercializado nacionalmente. Além disso, trazer jornalistas especializados e operadores de turismo ajuda no fortalecimento do turismo local, gerando demanda e, consequentemente, elevando a receita deixada pelos visitantes”, analisou.

De acordo com o coordenador Especial de Turismo da Semdec, Eneas Barros, o famtour é também uma grande oportunidade para os empreendimentos da área turística da cidade. “No dia 15 de fevereiro a Secretaria vai promover uma reunião técnica, onde os empreendimentos que operam com receptivo em Teresina terão a oportunidade de conversar com os Operadores de Turismo, agentes de viagens e jornalistas convidados, para que seus serviços sejam incluídos nos roteiros a serem elaborados”, explicou.

Além de participarem do Corso, o grupo de convidados fará passeios por toda a cidade, incluindo visitas ao Parque Encontro dos Rios, ao Polo Cerâmico e à Ponte Estaiada, além de experimentarem da gastronomia típica local. O tour encerrará com visita ao Parque Floresta Fóssil, cujas obras de instalação do museu e outras estruturas já foram autorizadas e iniciadas.

Números do Corso

No ano de 2019 o Corso de Teresina recebeu cerca de 280 mil foliões. Destes, 12% a 14% eram turistas de outros estados, representando um aumento de 64,3% em relação ao ano de 2018.  Além disso, 90,8% das pessoas que participaram do evento aprovaram a organização da festa e 92,2% aprovaram a segurança do local. A expectativa é que este ano o Corso gere um faturamento de R$ 26,5 milhões e atraia mais de 300 mil foliões.

Fonte: Ascom PMT

Próxima notícia

Dê sua opinião: