TRADIÇÃO

Dia de Reis será comemorado em Teresina com apresentações e cortejo

Em homenagem aos reis magos, os católicos realizam a Folia de Reis nesta segunda-feira (06)


Folia de Reis no Piauí

Folia de Reis no Piauí Foto: Jairo Moura

Nesta segunda-feira (6), é comemorado o Dia de Santos Reis, que na tradição cristã comemora-se a visita dos três reis magos ao recém-nascido Jesus Cristo. Cada um dos reis saiu de sua localidade de origem. Baltazar saiu da África, levando para o menino mirra, um presente ofertado aos profetas. A mirra é um arbusto originário desse país, onde é extraída uma resina para preparação de medicamentos. O presente do rei Gaspar, que partiu da Índia, foi o incenso, como alusão à sua divindade. Os incensos são queimados há milhões de anos para aromatizar os ambientes, espantando insetos e energias negativas, além de representar a fé, a espiritualidade. Já Melchior/Belchior partiu da Europa, levando ouro ao Messias, rei dos reis. O ouro simbolizava a nobreza e era oferecido apenas aos deuses.

Em homenagem aos reis magos, os católicos realizam a Folia de Reis, que tem início no dia 24 de dezembro, véspera do nascimento de Jesus, seguindo até o dia 06 de janeiro, dia em que encontraram o menino. A folia de reis é de origem portuguesa e foi trazida para o Brasil por esses povos na época da colonização. Durante os festejos, os grupos saem caminhando pelas ruas das cidades, levando as bênçãos do menino para as pessoas que os recebem. Teresina também é palco de diversas apresentações de reisado, além de outras manifestações culturais que marcam o período. 

Na noite desse domingo (5), houve apresentação de reisado e música no Parque da Cidadania, situado no Centro. O evento foi organizado pela Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC). Se apresentaram o Grupo Cultural Candieiro do Forró, o Reisado Reis de Ouro e a banda Valor de PI. Nesta segunda-feira (06), as comemorações continuam. Às 18h30 haverá um cortejo entre a Igreja São Benedito e o Teatro 4 de Setembro, organizado pela Secretaria de Cultura do Piauí (Secult).  As apresentações acontecerão na porta do Teatro 4 de Setembro encerrando o projeto "Natal de Sonho e Luz".  Ainda hoje, por volta de 19h, o Reisado Boi Estrela vai fazer a festa no Povoado Boquinha, Zona Rural de Teresina.

“Fazer parte da festa de Reis é para mim uma grande alegria. O Reisado possui um enredo muito interessante e é uma das festas mais alegres que temos. Além de ser bastante inclusiva, com vários personagens que interagem com o público. Essa presença popular é o mais interessante”, conta Vagner Ribeiro, vocalista da banda Valor de PI.

Fonte: Com informações brasilescola.uol.com.br

Próxima notícia

Dê sua opinião: