PALESTRA

Leandro Karnal disse que conhecimento é a aposta de sucesso do futuro

O historiador e sociólogo proferiu palestra na sede do SIMEPI, frisando a inteligência como ferramenta para alcançar o sucesso


Evento

Evento Foto: Divulgação

O Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí (SIMEPI) encerrou 2019 com o sucesso de mais um evento. Por meio do seu Programa de Educação Continuada (PEC), teve a honra de receber Leandro Karnal, na noite de ontem (28), no auditório da entidade. O tema "Inteligência, criatividade e estratégia" foi abordado de maneira conceitual e leve, como são as palestras do historiador e sociólogo, com direito a auditório cheio em sua lotação máxima.

Em entrevista, Leandro Karnal frisou que o conhecimento e inteligência são as armas de sucesso para o futuro. "Antes, a força física dominou a sociedade, depois o capital e hoje, o que domina o futuro, é a inteligência. Nenhum dos 10 homens mais ricos do mundo é dono de terras, bancos, produz trem, ferrovias ou tecidos, eles produzem ideias. São ideias como a Zuckeberg, criador de uma rede social, que tornam o homem hoje muito bem-sucedido. A inteligência vem substituindo o trabalho mecânico por robôs e algoritmos, quem aposta no trabalho mecânico provavelmente está apostando no passado", comentou.

"Vivemos em uma crise de valores, economia, política e de ajustes. Com isso, a inteligência ficou mais importante. Em um período de instabilidade social e política que vivemos, a falta de informação não é tão danosa às pessoas, mas na crise a inteligência é um salva vidas", completou Leandro Karnal.

O presidente do SIMEPI, Dr. Samuel Rêgo, avaliou positivamente a noite e as palavras proferidas pelo palestrante. "Foi uma noite excelente, muito agradável, com direito a casa cheia e um grande palestrante discutindo grandes ideias, colocando as pessoas para refletir sobre o estilo de vida da sociedade atual e os problemas enfrentados. Coisas que precisamos parar pra pensar, que muitas delas nos fizeram bem, foram ganhos, mas outras que estão trazendo prejuízos, como o adoecimento mental para as pessoas", frisou.

Com propostas de eventos para estudantes, profissionais e sociedade em geral, em 2019 foi criado o Programa de Educação Continuada (PEC), uma extensão do SIMEPI, com foco de ampliar o acesso ao conhecimento.

"Esta noite mostrou que o PEC veio pra ficar e é uma ideia abraçada pela diretoria. Toda entidade médica não pode deixar de exercer e pensar nessa função de levar ensinamento. É ter a oportunidade de formar e informar, não só a categoria médica, pois muitos dos cursos e eventos que realizamos são extensivos a outros profissionais da saúde, como para a sociedade em geral. Nosso sentimento é de felicidade", disse Lúcia Santos, diretora do SIMEPI.

O Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí, além de trabalhar pelos direitos da categoria, tem o papel social de levar informação às pessoas. "Dentro desse papel social, mais uma vez trouxemos a sociedade para dentro da entidade para pensar na sociedade. Este é um papel fundamental da entidade e nos colocamos como pilar desse papel. Cada vez mais estaremos incentivando eventos como este, que melhoram a convivência das pessoas de uma forma geral", declarou Samuel Rêgo, presidente do SIMEPI.

As frases e vídeos de Leandro Karnal circulam na internet com enorme popularidade e suas redes sociais ultrapassam dois milhões e meio de seguidores. Seu nome é referência na imprensa jornalística. Escreve semanalmente para o Jornal O Estado de São Paulo, participa frequentemente de programas como o Jornal da Cultura, Café Filosófico CPFL, entre outros. Sua meta? Colaborar para que cada um possa pensar de forma mais densa, saindo da sua zona de conforto.

Fonte: Leal Comunicação

Próxima notícia

Dê sua opinião: