HOMENAGEM

Pesquisador do Piauí é homenageado com o título de cidadão exuense

Nascido em Teresina, Wilson Seraine foi condecorado filho de Fortaleza(CE) e de Trizidela do Vale(MA) em novembro de 2019


Homenagem

Homenagem Foto: Ascom

O professor e pesquisador piauiense, Wilson Seraine, recebeu, nesta quinta-feira(23), o título de Cidadão Exuense durante sessão solene realizada na Câmara Municipal de Vereadores – Plenário Luiz Gonzaga, na cidade de Exu(PE).

De autoria do vereador José Pinto Saraiva Júnior, a condecoração é em agradecimento aos trabalhos realizados por Seraine em defesa do legado de Luiz Gonzaga e na propagação da cultura nordestina. A honraria foi aprovada por unanimidade pelos vereadores.

Nascido em Teresina, Wilson Seraine foi condecorado filho de Fortaleza(CE) e de Trizidela do Vale(MA) em novembro de 2019. Agora, o reconhecimento se estendeu à cidade de Luiz Gonzaga-Rei do Baião, Exu, interior de Pernambuco.

"Quando iniciei a missão gonzaguiana, não imaginava que receberia tanto carinho de volta. Dedico esta homenagem, de modo especial, para o nosso Rei do Baião. Com o seu modo de ser e estar no mundo, ele contribuiu e contribui para enaltecermos um nordeste de amor e fartura cultural pelo mundo", disse o homenageado.
Durante a solenidade, o professor também relembrou os motivos que o levaram a estudar cultura nordestina. "Lembro como se fosse hoje da emoção que senti quando participei, pela primeira vez, da Missa do Vaqueiro, em 1987. Antes desse momento, já tinha sedimentado na memória as canções dos discos Danado de Bom, Nesta Estrada da Vida e Pense N'Eu. Possuía ainda as inúmeras leituras realizadas acerca da nossa cultura. Foi assim, vendo de perto, a Missa do Vaqueiro, que reacendi o apreço que sempre tive pela cultura nordestina, em especial, pela cultura gonzaguiana", contou Wilson Seraine.
Trajetória

Em Teresina, por exemplo, Wilson Seraine preside a Colônia Gonzaguiana (grupo de fãs do Rei do Baião, músicos e pesquisadores), que promove eventos culturais na cidade. Entre eles, a Procissão das Sanfonas, que há 11 anos leva a música do Rei do Baião pelas ruas do Centro de Teresina e a Missa de Santa Luzia, uma homenagem ao nascimento de Luiz Gonzaga.

Seraine também é autor e organizador de 9 livros nos segmentos de educação e cultura popular. Quatro deles são dedicados à preservação do legado de Luiz Gonzaga. O pesquisador é membro das Academias Brasileira e Piauiense de Literatura de Cordel, integra o Conselho de Cultura do Estado do Piauí, e apresenta, na FM Cultura de Teresina, o programa semanal "A Hora do Rei do Baião".

CD "Luiz Gonzaga em Alemão"

Recentemente, ele coordenou um trabalho que traduziu para a língua alemã músicas do Rei do Baião, Luiz Gonzaga. A obra foi gravada em catedrais da Europa e em estúdios do Piauí e Ceará e traz canções do artista nordestino que tratam sobre ecologia e religiosidade, como Súplica Cearense, Asa Branca e Ave Maria Sertaneja.
Wilson Seraine

Wilson Seraine é piauiense, de Teresina. Formado em Licenciatura Plena em Física na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA-RS). Wilson estuda há 22 anos a história e obra de Luiz Gonzaga e é considerado um dos especialistas mais respeitados do Brasil quando se trata da vida e obra do "Rei do Baião".

Fonte: Andressa Kerllen

Próxima notícia

Dê sua opinião: