Uma comissão, formada por pais e mães de santo, irá escolher qual artista ou consórcio de artista irá confeccionar as 13 esculturas em homenagem às religiões de matriz africana, Umbanda e Candomblé. Elas serão erguidas na Praça do Orixás, localizada no Bairro São Joaquim, área de intervenção do Parque Lagoas do Norte.
Para seleção dos artistas plásticos, a Prefeitura de Teresina abriu um edital de chamamento público. Ao todo, foram inscritas quatro propostas, que agora seguem para análise da comissão.
“Concluímos essa primeira etapa da seleção, que é de receber as propostas. Agora, a comissão vai se reunir e escolher a proposta que será executada. A comissão foi indicada pelo Conselho Consultivo de Povos Tradicionais de Terreiro e acatados por nós da Prefeitura”, afirma o coordenador do Programa Lagoas do Norte, Erick Amorim.
Integrante da comissão, o membro da ASPAJA, pai Rondinele dos Santos, lembra que todo processo de concepção da Praça dos Orixás foi dialogado. “Participamos de todo processo da praça e faremos isso também com a seleção das esculturas”, afirma Pai Rondinele Santos.
O resultado preliminar será divulgado na próxima segunda-feira (7). Os artistas plásticos inscritos terão dois dias (8 e 9 de novembro) para entrar com recurso. No dia 11 de novembro, será publicado o resultado final.
Confira a comissão:
RONDINELE DOS SANTOS – Membro da ASPAJA
EUFRAZINA GOMES AURÉLIO – Membro da RENAFRO
RUTHINÉIA VIEIRA LIMA COSTA – Membro da CENARAB
DAILTON JOSÉ SILVA DOS SANTOS – Presidente da Associação Maria Joana
ITAMAR DA SILVA ANDRADE – Membro da FEUBRA
FABRIZIO MARQUES – membro da CGEMAF
VIVIANE BANDEIRA DE ANDRADE – Representante da Prefeitura de Teresina
Fonte: Portal PMT