EVENTO

Seplan e APL homenageiam professor Raimundo Santana

A solenidade aconteceu na Academia Piauiense de Letras (APL)


Solenidade

Solenidade Foto: Ascom

Realizado nesta sexta-feira (9) o lançamento do livro intitulado: “Integração Nacional da Economia Brasileira e Transamazônica: Desenvolvimento Urbano e Rural", de autoria do professor Raimundo Santana. A solenidade aconteceu na Academia Piauiense de Letras (APL). A obra, que faz parte da coleção Biblioteca Piauiense Professor Raimundo N. M. de Santana, é o segundo volume da coleção, que reúne os primeiros escritos do autor produzidos na Universidade de Brasília (UnB), no início da década de 1970.

Durante a solenidade foi realizada ainda uma homenagem ao artista brasileiro Chico Buarque, com um resgate histórico de sua obra, realizada pelo professor Feliciano Bezerra, e apresentação dos músicos Dimas e Assis Bezerra e das artistas Assunção Ferreira e Carol Henrique.

Antonio Neto explica que a parceria restabelecida pela Seplan com a Academia Piauiense de Letras vai oportunizar ao público essa pesquisa feita pelo professor Santana sobre a integração nacional da economia. “É uma grande obra do professor Santana, que foi idealizada pelo ex-presidente da Cepro, professor Antonio José Medeiros, e agora, com o restabelecimento da parceria com o doutor Nelson Nery, através da Academia Piauiense de Letras, queremos incentivar as publicações, as leituras de trabalhos literários voltados para a economia piauiense e para a pesquisa que incentiva o planejamento. Contamos com o apoio e a presença de todos”, finalizou o secretário.

Ângela Santana Andrade, filha do professor Santana, reforça a importância dos trabalhos desenvolvidos pelo seu pai, Raimundo Santana. “Esse livro é de importância não só para o Estado, mas para toda a nação. Estamos aqui muito felizes com esse evento realizado pela Fundação Cepro e pela Academia Piauiense de Letras”, declarou.

O presidente da Academia Piauiense de Letras, Nelson Nery Costa, fala da satisfação em realizar a parceria com a Seplan. “É muita satisfação a Academia fazer essa parceria com a Seplan, onde o secretário Antonio Neto esta redefinindo o papel da Cepro, não mais como fundação, mas como órgão interno. E a publicação das cartas Cepro já mostram essa importância de a Seplan ser o núcleo de repensar o Piauí”, diz Nelson Nery.

Sobre as obras do professor Santana, Nelson Nery destaca a importância a importância das publicações. “Ele foi o primeiro economista a ter um olhar especifico sobre o Piauí e particularmente a obra Integração Nacional da Economia Brasileira e Transamazônica, que mostra também esse lado, no sentido que a maioria dos autores piauienses sempre trataram o Piauí de forma isolada, como algo fora do mundo. E o professor Santana não, teve esse trabalho de colocar a sua obra dentro do contexto nacional e internacional. Então é extremamente importante esse resgate da obra completa do professor Santana”, diz Nelson Nery.

Fonte: CCOM

Próxima notícia

Dê sua opinião: