TURISMO

Agência francesa visita litoral piauiense

A visita da AFD ao Piauí foi reflexo da assinatura do protocolo de intenções com agência


Visita ao litoral do Piauí

Visita ao litoral do Piauí Foto: Ascom

O secretário Antonio Neto, acompanhado das secretárias de Turismo, Carina Câmara e Meio Ambiente, Sádia Castro, apresentaram as potencialidades do litoral piauiense ao   gerente de projetos de agricultura, biodiversidade e desenvolvimento rural da Agência Francesa de Desenvolvimento - AFD, Mathieu Boche, e o oficial de projetos da agência, Guillermo Madrid. O objetivo da visita foi identificar locais que unam potencial turístico, preservação ambiental e geração de renda para a população local, que receberão investimentos da agência francesa.

A visita da AFD ao Piauí foi reflexo da assinatura do protocolo de intenções com agência para a realização de investimentos em ações alinhadas com processos de redução dos efeitos das mudanças climáticas e que permitem a construção de consciência de preservação e respeito ao ser humano e a natureza.

A secretária de Turismo, Carina Câmara revelou que a visita possibilitará a capitação de recursos para investimento no estado, “nós fizemos uma visita de inspeção em alguns locais no nosso litoral que estão ligados a sustentabilidade e ao meio ambiente, como o projeto cavalo-marinho e peixe boi, na cidade de Cajueiro da Praia; a lagoa do Portinho, em Parnaíba, que hoje é um parque estadual que protege todo o entorno da lagoa e mostramos a APA (área de proteção ambiental) do delta do rio Parnaíba e a revoada dos guarás que é um exemplo do enorme potencial turístico e da biodiversidade local. Essa visita de inspeção foi muito importante, pois estamos pleiteando um financiamento da Agência Francesa de Desenvolvimento para trabalhar principalmente o turismo e o meio ambiente no estado do Piauí”. 

A AFD colocou sua agência no Brasil à disposição dos estados do Nordeste, trabalhando a partir de suas necessidades e limitações, de modo a encontrar saídas para apoiar os estados dentro das especificidades de cada um.

"Temos que encontrar o equilíbrio certo entre conservação e desenvolvimento econômico para a população local. Aqui no Piauí encontramos inúmeros locais com enorme potencial para investimentos da agência, como a região da praia de Barra Grande, com seu potencial para a conservação e geração de renda para a população local, e a Lagoa do Portinho, uma região belíssima, com uma área preservada considerável que carece de atenção para as atividades econômicas realizadas em seu entorno.” Explicou Mathieu Boche, gerente de projetos de Agricultura, Biodiversidade e Desenvolvimento Rural da AFD.

Para o secretário Antonio Neto, este acordo com a agência francesa é uma oportunidade de construção de um novo modelo de desenvolvimento “Essa visita foi um resultado prático da viagem do governador Wellington Dias à Europa, onde foi assinado um protocolo com a Agência Francesa de Desenvolvimento visando a realização de investimentos no nosso estado, tendo por foco o desenvolvimento das populações locais e a preservação ambiental. Nós temos aqui importantes exemplos, como o delta do Parnaíba, a Lagoa do Portinho e a região de Cajueiro da Praia. São biomas ricos e relativamente preservados, que enfrentam, hoje, o desafio de serem explorados de maneira sustentável, beneficiando as populações nativas com o turismo e o empreendedorismo, preservando o meio ambiente, ou seja um novo modelo de desenvolvimento focado na sustentabilidade”.

O Grupo Agence Française de Développement (AFD) financia, acompanha e acelera as transições rumo a um mundo mais justo e sustentável em relação ao clima, biodiversidade, paz, educação, urbanismo, saúde, governança. As equipes estão envolvidas em mais de 4.000 projetos nos Departamentos e territórios ultramarinos franceses e em 115 países.

Fonte: Ascom Seplan

Próxima notícia

Dê sua opinião: