DINHEIRO

Especialista dá dicas de investimentos para 2020

Tesouro Direto e ações são algumas das opções dadas pelo profissional


Economia (Ilustração)

Economia (Ilustração) Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

A menos de 10 dias do ano novo, muita gente está se perguntando como aproveitar melhor o dinheiro recebido em 2019. Para utilizar bem o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e o 13º salário, o brasileiro tem procurado alternativas de investimento, mas ainda há muitas dúvidas sobre onde colocar esse capital para render e fazer um bom negócio.

De acordo com o coordenador do curso de Gestão Financeira do Centro Universitário Internacional Uninter, Daniel Weigert Cavagnari, é preciso entender o mercado de investimento antes de aplicar o dinheiro.

Para os que vão iniciar os investimentos no ano que vem, Cavagnari tem uma dica importante. ‘‘A melhor forma de começar é investindo em Tesouro Direto e ir se ambientando. Quando pensar em algo mais além, como ações de empresas no Mercado de Capitais, sugiro buscar uma corretora que auxiliará nesse processo’’, afirma.

Tesouro Direto é um programa nacional que tem o intuito de democratizar a compra e venda de títulos públicos federais por pessoas físicas por meio da internet.

Outra alternativa para os iniciantes são as já conhecidas poupanças e rendas fixas. Poupança é uma parte da renda ou de um patrimônio que é guardado para ser utilizado em um momento futuro. Já a renda fixa, é um investimento onde o investidor concede um empréstimo acrescido de juros. ‘‘Na dúvida, fique na poupança ou renda fixa. É o caminho mais seguro’’, alerta Cavagnari.

Ainda há a possibilidade de investir em ações. Essas são parte do capital social de uma empresa. Segundo o coordenador, as ações podem ser ordinárias ou preferenciais. ‘‘Quando são ordinárias, o sócio – quem compra a ação – tem o direito de opinar sobre as decisões da empresa em assembleias. Quando são preferenciais, ele pode receber um percentual um pouco maior dos lucros auferidos, mas não tem o direito de opinar. Qualquer pessoa pode investir em ações a partir de R$ 30”.

Outra opção para começar 2020 com um pouco mais de rendimento são as criptomoedas. A moeda digital tem ganhado cada vez mais relevância no mercado financeiro, dentro e fora da internet. A mais famosa delas, a bitcoin, é considerada a primeira moeda digital mundial descentralizada que constituiu um sistema econômico alternativo. Mesmo assim, ainda é preciso ter cuidado com as corretoras. Desconfie daquelas que oferecem prêmios ou ganhos muito grandes, pois podem não ser reais e, por esse motivo, precisam ser estudadas e compreendidas por quem está investindo.

Sobre o Grupo Uninter
O Grupo Uninter está entre os maiores players do segmento educacional, e é a única instituição de ensino a distância do Brasil recredenciada com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC). Sediado em Curitiba (PR), já formou mais de 500 mil alunos e, hoje, tem mais de 250 mil alunos ativos nos mais de 200 cursos ofertados entre graduação, pós-graduação, mestrado e extensão, nas modalidades presencial, semipresencial e a distância. Com polos de apoio presencial, estrategicamente localizados em todo o território brasileiro, mantém cinco campi no coração de Curitiba. São 2 mil funcionários trabalhando todos os dias para transformar a educação brasileira em realidade. Para saber mais acesse uninter.com

 

Fonte: Lola Dias | Pg1

Próxima notícia

Dê sua opinião: