SUINOS

Peste suína preocupa produtores; Piauí 16 focos da doença confirmados

A disseminação da doença tem relação com o sistema de criação extensiva, ou seja, animais criados soltos


Imagem ilustrativa/ Peste suína

Imagem ilustrativa/ Peste suína Foto: adapec.to.gov

Já consta nas estatísticas da  agência de defesa da o do Piauí -Adapi  16 focos confirmados de Peste Suína em sete municípios do Estado Nesta situação a recomendação é a eliminação de todos os animais contaminados. A peste suína também conhecida como febre suína ou cólera dos porcos é uma doença altamente contagiosa e frequentemente fatal aos suínos. A recomendação é que os criadores mantenham os animais presos, o que pode evitar a contaminação.

 A disseminação da doença tem relação com o sistema de criação extensiva, ou seja, animais criados soltos, e ao se constatar  a doença, a essa forma de criação dificulta o controle da doença.  Mas a doença não acomete o homem, mas dizima a pecuária do Estado, causando prejuízo aos produtores.

Sintomas e cuidados

A peste suína é transmitida por meio de alimentos ou água contaminados, contato com animais infectados, equipamentos sujos e roupas de indivíduos que mantiveram contato direto com porcos domésticos ou selvagens que estejam doentes ou possuam o vírus incubado. A doença chega a matar 90% dos animais jovens e nos mais velhos pode manifestar-se discretamente.

Inicialmente, os porcos apresentam depressão e febre alta, regiões avermelhadas, hemorragia e cor azulada geralmente nas extremidades, axilas, abdômen e face interna dos membros de animais brancos. Também é detectada letargia, convulsões ocasionalmente, ranger de dentes e dificuldade de locomoção.

Os telefones para contato da Adapi são: (86) 3221-7142 e 3222-4993

Leia mais

https://www.piauihoje.com/noticias/geral/adapi-fiscaliza-e-combate-foco-de-peste-suina-em-sao-joao-do-arraial-333377.html

https://www.piauihoje.com/noticias/saude/adapi-intensifica-acoes-para-barrar-novos-focos-peste-suina-75157.html

https://www.piauihoje.com/noticias/politica/peste-suina-pode-prejudicar-exportacoes-de-graos-para-europa-70341.html

Fonte: Piaui Hoje

Próxima notícia

Dê sua opinião: