
Perdeu o primeiro dia do Enem? Ou teve um imprevisto? Veja como solicitar reaplicação e justificar a ausência.
Perder o Enem por um imprevisto é uma situação que ninguém quer enfrentar, mas o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) oferece alternativas para quem não conseguiu participar. Caso você tenha faltado ao primeiro dia de prova ou esteja receoso de não poder comparecer ao segundo, saiba que existe a possibilidade de reaplicação para situações específicas.
O Inep permite que estudantes com problemas logísticos no dia do exame ou que foram diagnosticados com doenças infectocontagiosas, como covid-19, influenza ou tuberculose, façam a solicitação da reaplicação entre os dias 11 e 15 de novembro. A nova oportunidade para fazer a prova será em 10 e 11 de dezembro.
Além disso, se você obteve isenção da taxa de inscrição, é importante justificar sua ausência caso tenha faltado aos dois dias de prova e pretenda solicitar a isenção novamente no próximo ano. O site do Inep detalha que a justificativa é obrigatória para quem foi isento, mas não pôde comparecer.
Entre os motivos aceitos para a justificativa estão situações como roubo, acidente de trânsito, casamento, maternidade, internação médica, entre outras. Embora o prazo para justificar a ausência no Enem 2024 ainda não tenha sido divulgado, o Inep indica que esse processo será aberto no próximo ano.
Calendário do Enem 2024
- Primeiro dia de prova: 3 de novembro de 2024
- Segundo dia de prova: 10 de novembro de 2024
- Divulgação dos gabaritos: 20 de novembro de 2024
- Resultado do Enem: 13 de janeiro de 2025
Fonte: CNN