TALENTO

Lira é corajosa e audaciosa, diz mãe da piauiense semifinalista do 'Mestre do Sabor'

A piauiense Lira Müller foi classificada para a semifinal do reality gastronômico da TV Globo


Lira Müller no 'Mestre do Sabor'

Lira Müller no 'Mestre do Sabor' Foto: Globo

 A Chef piauiense Lira Müller, 32 anos, está na semifinal do reality de culinária da TV Globo, o 'Mestre do Sabor'. No programa dessa quinta-feira (11), ainda na fase 'Na Balança', os participantes encaram duas provas individuais com o objetivo de definir que chegaria na semifinal. Na primeira rodada, cada Chef recebeu um ingrediente principal e teria que trabalhá-lo completamente, sem desperdiçar nada. Os Mestres José Avillez, Kátia Barbosa e Leo Paixão elegeram, cada um, sua receita preferida. Com isso, os Chefs dos pratos eleitos foram classificados para a semifinal. A piauiense usou a melancia e fez três texturas do ingrediente: Picles, Confit e Vinagrete com Lima da Pérsia.

Nas redes sociais, Lira Müller escreveu: "Dessas coisas que acontecem na vida e a gente não tem nem tempo de digerir e entender, só agradecer. É uma emoção atrás da outra, um filme na cabeça e aquele sentimento de gratidão que nem cabe no peito! OBRIGADA, OBRIGADA, OBRIGADA, MIL VEZES OBRIGADA!".

Prato apresentado por Lira Müller nesta quinta-feira (11)/Foto: Samuel Kobayashi/Gshow

Em entrevista ao www.piauihoje.com, a publicitária Lis Andrade Melo, mãe de Lira Müller, conta como percebeu que a filha tinha afinidade com a cozinha. "Aos 9 anos de idade ela [Lira] pediu de presente de aniversário uma batedeira. Não era muito comum, né?", diz a mãe.

 Lira Müller já havia revelado ao GShow que seus avós foram as pessoas que a inspiraram para cozinhar.  "Meus avós sempre cozinharam muito, então sempre tive essa referência da casa da minha vó [...] Mas, na minha casa em si, minha mãe não cozinhava e eu sou dessa geração de enlatados, descongelados, industrializados, isso predominava na minha casa. Então, referência da comida da vó, você passa a comer uma outra coisa, então eu digo que, graças à minha mãe não cozinhar, eu passei a ter essa vontade, ir pra cozinha e tentar fazer uma coisa ou outra", disse a Chef ao GShow.

Lis Andrade Melo disse que sua mãe e pai sempre cozinharam e foram bem elogiados, mas nenhum dos dois trabalham com gastronomia e cozinham apenas por prazer. Então Lira herdou o talento de seus avós, mas resolveu ir mais longe e largou tudo para estudar gastronomia. Lira se formou em Comércio Exterior e depois em Relações Internacionais, mas nunca trabalhou na área. Já aos 24 anos de idade, quando já tinha dois filhos, a piauiense se profissionalizou em gastronomia.

Ela disse que durante sua rotina de casa, de ter que cozinhar para os filhos João e Cléo, fez com que ela se reconectasse à sua paixão, que é a cozinha. A partir daí, ela teve uma oportunidade de fazer um curso de gastronomia, em Brasília, onde morava na época. Quando os filhos cresceram mais, Lira mergulhou de vez no mundo gastronômico. 

Lira ao lado da avó, filha Cléo de 9 anos, filho João de 12 anos, e da irmã de 10 anos

A mãe de Lira revelou que ficou apreensiva no início, quando Lira disse que iria investir na carreira. "A gastronomia é muito glamourizada e é inevitável pensar no retorno financeiro. Se trabalha muito, muito", diz a mãe.

Lira morou com a mãe em Teresina até a época em que ela foi para Fortaleza  (CE) para estudar Comércio Exterior. Após alguns anos, mãe e filha foram vizinhas em Brasília, onde Lira teve seus filhos e começou a se profissionalizar em gastronomia. Posteriormente, Lira recebeu o convite para trabalhar em São Paulo com Alex Atala e a mãe acabou voltando para Teresina (PI). 

Lis não esconde a felicidade e orgulho da filha. " Lira é muito boa no que escolheu para fazer. Ela é corajosa e audaciosa! Essas são duas características dela que mais me chamam a atenção", conclui a mãe da Chef piauiense.

O Programa Mestre do Sabor já concluiu todas as gravações e atualmente Lira está em Barra Grande, no litoral do Piauí, onde reside. O reality de culinária da TV Globo apresentado por Claude Troisgros e que tem como jurados José Avillez, Kátia Barbosa e Leo Paixão, terá sua final ao vivo no dia 26 de dezembro. 

Próxima notícia

Dê sua opinião: