ESCALADA

Dez curiosidades que você precisa saber sobre Escalada de Velocidade

No sábado (11), o treino foi aberto e as tomadas de tempo das atletas brasileiras foi as 9h; já as finais serão no domingo (12), a partir das 10h.


Escaladas

Escaladas Foto: Divulgação

Selecionamos um top10 de fatos curiosos sobre esse esporte que tem encantando cada vez mais adeptos. Com entrada gratuita e transmissão no Verão Espetacular, pela TV Globo, a Escalada de Velocidade abre o ano olímpico neste fim de semana, no tradicional Caminho Niemeyer, em Niterói (RJ). No sábado (11), o treino aberto e as tomadas de tempo das atletas brasileiras ocorreram a partir das 9h; já as finais serão no domingo (12), a partir das 10h.

Confira:

 1) Agora é olímpico!

A Escalada irá estrear nos Jogos de Tóquio 2020. No formato olímpico, três modalidades foram reunidas: Dificuldade (Lead), Velocidade (Speed) e Boulder – o nome em inglês também é bem comum aqui no Brasil). Na disputa de Velocidade, dois atletas percorrem uma rota fixa numa parede de 15 metros um contra o outro. No Boulder, os escaladores percorrem um número de rotas fixas em uma parede de 4 metros em um tempo especificado. Na Dificuldade, os atletas tentam subir o mais alto possível em uma parede com mais de 15 metros de altura dentro de um tempo fixo. Nos Jogos Olímpicos, cada escalador competirá em todas as três disciplinas, sendo as classificações finais determinadas pelos resultados combinados das três modalidades.

Na competição que vai acontecer em Niterói (RJ), dia 12 de janeiro, será possível conhecer a Escalada de Velocidade.

 2) Estilo 100m rasos

Crédito: Pedro Brandão/X3M

Na Escalada de Velocidade, vence o atleta que subir uma parede de 15 metros no menor tempo. Essa parede tem um ângulo de 5º negativos com duas vias idênticas e paralelas para que os atletas tenham condições iguais na competição – como numa pista de 100 metros rasos.

 3) Deulin Vladislav, o Usain Bolt da Escalada

Você achava que a prova mais rápida do mundo no esporte era os 100m rasos com o Bolt competindo?! Mas, isso foi só até você conhecer a Escalada de Velocidade. Atletas de ponta como o russo Deulin Vladislav sobem 15 metros em menos de seis segundos (isso mesmo, é casa dos cinco segundos)

 4) Qual é o seu problema?

Crédito: Rosita Belinky/Divulgação

Até hoje você achava que ‘problema’ era sempre uma coisa negativa. “Problema" é como os escaladores chamam um boulder, praticamente um sinônimo, podendo até ser usado junto, como "problema de boulder". O termo faz sentido porque no boulder realmente você tem que "decifrar" a sequência correta para concluir o "problema". Não se espante se escutar a seguinte frase “você mandou muito bem naquele problema”.

 5) Tem macete (beta) para cada problema

Crédito: Carol Coleho/ABEE

É o famoso macete - o jeitinho de fazer um lance de uma via ou Boulder. Quando você ainda não encontrou, se comenta que você está procurando o ‘beta’. Quando você já encontrou, você fica doido para dizer o beta para quem está entrando, o que é algo que nem todo mundo gosta. A etiqueta da Escalada diz para você sempre perguntar se o cara quer ou não beta.

Fonte: glossário do site ‘Desce daí doido''.

 6) Mãe e filho escaladores

No torneio de Escalada de Velocidade de Niterói (RJ), mãe e filhos estarão juntos competindo e torcendo um pelo outro. Camila Macedo, de 37 anos, é mãe do Lucca (Macedo), de 17 anos. Ela que lhe apresentou o esporte e além de treinarem juntos, no dia 12 de janeiro, será possível ver mãe e filhos competindo e torcendo um pelo outro.

 7) Cesar Grosso