
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) fez o cancelamento de bolsas de iniciação científica destinadas ao Instituto Federal do Piauí (IFPI). A informação foi confirmada pelo próprio IFPI, por meio da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PROPI). A instituição informou ainda que foi surpreendida com o cancelamento sumário das 20 cotas de bolsas de Iniciação Científica (PIBIC, PIBITI e PIBIC EM).
Em entrevista à imprensa, José Luis Silva, pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e inovação da instituição, disse que não houve comunicação prévia e a justificativa foi falta de recursos. Ainda segundo o pró-reitor, não há previsão para o retorno e o Piauí corre risco de um 'apagão' não só na pesquisa, mas no ensino público em geral.
A PROPI ressalta que os editais para seleção de projetos e bolsistas (Editais nº 99, 100 e 101, de 10 de julho de 2019) foram lançados após consulta e confirmação, junto ao CNPq, de que as bolsas implementadas no período 2018/19 seriam mantidas para 2019/20, como previa a Chamada CNPq 03/2018.
Levantamento preliminar feito pelo Fórum de Pró-reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação– FORPOG aponta que as instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica tiveram cancelamento de mais de 400 bolsas.
O IFPI reitera seu compromisso de transparência junto à comunidade acadêmica e à sociedade piauiense e que continuará trabalhando no sentido implementar as bolsas selecionadas nos citados editais caso haja liberação do recurso por parte do CNPq.
Fonte: IFPI