TRÂNSITO

Dados revelam que 148 pessoas morreram em acidentes de trânsito em Teresina em 2018

Ainda segundo o relatório, 2.503 pessoas tiveram ferimentos graves


Ciclista morre atropelado na zona Norte

Ciclista morre atropelado na zona Norte Foto: Reprodução/Vídeo

Segundo dados do relatório do Projeto Vida no Trânsito (PVT), somente no ano passado, 148 pessoas morreram em acidentes de trânsito em Teresina e 2.503 tiveram ferimentos graves. O assunto foi discutido nessa quinta-feira (8) em reunião entre representantes da Fundação Municipal de Saúde (FMS), da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Strans) e do Ministério da Saúde.

Para o presidente da FMS, Charles Silveira, os impactos dos acidentes de trânsito nos serviços de saúde de Teresina são altos e por isso defende que é preciso uma ação integrada, envolvendo cidadão, iniciativa privada, poder público e escolas para reverter essa situação. “Iremos unir forças para reduzir os acidentes de trânsito na capital e proteger vidas”, informou.

No relatório do PVT, outro dado que chamou atenção foi o crescimento de óbitos envolvendo pedestres da terceira idade. “Outro ponto que merece destaque são os acidentes envolvendo motociclistas, que geralmente são pessoas jovens, em idade produtiva, que poderiam estar trabalhando ou construindo famílias. É preciso intervenção e colaboração de todos para mudar essa realidade”, disse Elaine Monteiro, chefe do Núcleo de Vigilância de Violências e Acidentes da FMS.

Todo trimestre, o PVT faz relatório extenso com a radiografia dos acidentes ocorridos em Teresina, utilizando informações do BPRE, HUT, SAMU, PRF e CIPTRAN. “Percebemos que o SAMU precisa aperfeiçoar o seu banco de dados e é isso que iremos fazer. Assim, será possível fornecer essas informações com mais agilidade e, então, subsidiar ações de prevenção e intervenção nessa área”, destacou o presidente da FMS.

Como evitar acidentes de trânsito:

1.Respeitar as leis de trânsito;

2.Utilizar equipamentos de proteção individual (cinto de segurança e capacete);

3.Atravessar na faixa de pedestre;

4.Respeitar o limite de velocidade da via;

5.Não dirigir alcoolizado;

6.Não usar o celular ao volante.

Fonte: FMS

Próxima notícia

Dê sua opinião: