DECORAÇÃO

Mais que um simples objeto: como as cadeiras podem influenciar na decoração

A depender do modelo e das cores, as cadeiras podem despertar diferentes sensações no ambiente


Decoração

Decoração Foto: Divulgação

Ao contrário do que se pode pensar, decoração não tem a ver somente com estética. Ela representa muito mais do que isso, já que a disposição dos artigos no espaço diz muito sobre as especificidades do  e das pessoas que nele se encontram. Um exemplo é a cadeira, item versátil que faz parte da decoração de diferentes ambientes.

Modelos mais simples ou mais arrojados, com ou sem rodinhas, estofados ou de madeira, estampados ou em tons mais neutros... São diversos os modelos de cadeiras e até mesmo as suas funções, dependendo do ambiente e da função da pessoa que vai utilizá-la, por exemplo.

Por isso, é preciso avaliar qual é a cadeira ideal para cada ambiente, favorecendo assim a decoração do lugar e a mensagem que, conscientemente ou não, está sendo transmitida.

Psicologia Ambiental e Decoração

Dentro da Psicologia existe uma vertente denominada Psicologia Ambiental. Segundo Gabriel Moser, doutor em Psicologia pela Universidade René Descartes - Paris V, essa área analisa “como o indivíduo avalia e percebe o ambiente e, ao mesmo tempo, como ele está sendo influenciado por esse mesmo ambiente”.

Por conta disso, nós nos comportamos de formas diferentes de acordo com o espaço onde estamos. O tamanho do lugar, sua iluminação, as texturas e cores, todo esse conjunto vai influenciar no nosso comportamento.

“A avaliação e percepção que temos desse espaço também vão influenciar na nossa maneira de atuar; interagimos diferentemente dependendo do local”, afirma Moser.

Dessa forma, fica claro o quanto que uma boa decoração pode afetar positivamente o espaço, tornando-o mais aconchegante ou competitivo, por exemplo.

Nesse sentido, as cadeiras aparecem como objetos de grande valor na decoração, já que além da funcionalidade que lhes são próprias, elas também têm essa capacidade de alterar o ambiente e as sensações que ele emana.

Cadeiras e diferentes espaços

Agora que você já sabe que existe uma relação tênue entre psicologia ambiental e decoração, é preciso determinar quais são os espaços onde serão colocadas as cadeiras e os modelos mais adequados para cada lugar.

A disposição dos móveis em conjunto com o modelo da cadeira e o lugar onde ela ficará fazem toda a diferença.

Escritório

Conforto é uma das necessidades de quem trabalha em um escritório, até porque serão várias horas sentado em uma mesma posição. Por conta disso, os modelos mais indicados são de cadeiras giratórias próprias para escritório.

O modelo presidente é um dos mais indicados por oferecer conforto e requinte. É um móvel que transparece autoridade e respeito às pessoas que encontram-se à sua frente.

Para quem recebe pessoas no escritório, vale a pena investir em mais duas ou três cadeiras giratórias mais simples. Dessa forma, você acaba passando um ar de credibilidade e atenção aos seus clientes.

Sala de estar

O sofá não é o único móvel que você pode ter na sua sala de estar. Existem modelos de cadeiras dos mais diversos, de acordo com o estilo da sala.

Lugares com uma proposta mais descontraída podem optar por modelos com cores mais vibrantes, como o amarelo e o vermelho, e com estampas mais alegres. Se o ambiente é mais clássico, tons mais neutros como o caramelo, o azul-escuro e o preto, bem como estampas menores são os mais indicados.

Sala de jantar

Aqui, é preciso pensar de forma conjunta, já que as cadeiras devem combinar com a mesa de jantar. Isso não significa necessariamente que ambas tenham que ser do mesmo material e cor, mas que os tons e os modelos dos móveis devem dialogar entre si, gerando harmonia ao ambiente.

Existem cadeiras estofadas em tecido com pés de madeira, de madeira com assento de material semelhante à palha, em um estilo mais retrô ou mais rústico, etc. Dá pra fazer uma composição usando peças mais antigas com outras mais modernas, desde que haja alguma característica em comum, como cor e material.

As cadeiras com braços, por sua vez, devem ficar nas duas cabeceiras da mesa, podendo ser acompanhadas por cadeiras sem braço e de um mesmo estilo.

Varanda

Quem tem esse espaço em casa ou apartamento pode aproveitar para colocar uma mesa com cadeiras para receber os amigos, ou mesmo ter um momento relax ao final do dia.

Para isso, modelos com fibra sintética são muito indicadas por serem muito resistentes, principalmente à radiação solar. Quem deseja um espaço mais aconchegante pode investir em um modelo de cadeira de balanço, seja ela mais vintage ou mais moderna, com almofadas estampadas.

Próxima notícia

Dê sua opinião: