INVESTIGAÇÃO

Mistério envolve morte de cães e gatos na zona rural de Teresina

Ainda não se sabe a causa da morte dos animais, mas há suspeita de envenenamento em massa


Animal começou a salivar estranhamente e morreu posteriormente

Animal começou a salivar estranhamente e morreu posteriormente Foto: Moradores da região

Um mistério intriga moradores da localidade Bom Retiro, na região da Cacimba Velha, zona rural de Teresina. De domingo (7) para segunda-feira (8), moradores relataram que pelo menos sete animais, entre cães e gatos, morreram de forma misteriosa. Ainda não se sabe o que provocou a morte dos animais e o caso já está sendo apurado pela Delegacia do Meio Ambiente e Centro de Zoonoses de Teresina.

Os moradores da região procuraram o portal Piauí Hoje para denunciar o caso. Segundo a moradora Francisca Lima, os animais aparecem com salivação excessiva, latidos e miados fortes, intensos e logo em seguida morrem. "O meu cachorro saiu correndo e latindo ao redor da casa e de repente ele sumiu. Não encontrei o cadáver até agora e hoje aconteceu o mesmo com o cachorro do vizinho", relata preocupada a moradora Francisca.

O Piauí Hoje procurou o Centro Zoonoses, que ainda não tinha conhecimento do caso, mas garantiu que irá investigar a morte dos animais.  De acordo com a gerente de Zoonoses, Oriana Bezerra, a princípio não tem como saber se os animais morreram em decorrência de alguma doença. Para constatar a causa da morte, é preciso uma necropsia no corpo de um dos animais. 

"Pelos relatos e vídeo do animal, os sintomas são semelhantes ao de envenenamento. Ai se todos esses animais morreram por envenenamento, a Delegacia do Meio Ambiente precisa investigar. Essa região também tem bastante plantio, esses animais podem ter ingerido algum pesticida, o que pode ter causado o envenenamento. De qualquer forma, o Zoonoses vai até o local e tentar recolher o cadáver de algum animal para fazer o exame que indicará a causa da morte", disse Oriana Bezerra.

A Delegacia do Meio Ambiente já foi comunicada sobre o caso e vai aguardar o resultado do exame, caso seja realizado, e se for constatado que os animais foram envenenados em massa, alguém poderá responder pelo crime de maus-tratos a animais.  A Lei dos Crimes Ambientais (Lei 9.605/98) considera crime qualquer tipo de abuso, maus-tratos, ferimentos ou mutilações aos animais domésticos, prevendo punição, ao agente, de detenção de três meses a um ano, além da multa.  E em caso de morte do animal, é aplicada o aumento da pena (de 1/6 a 1/3).

O Portal Piauí Hoje vai acompanhar o caso e em breve trará mais informações sobre o andamento das investigações. 

Veja abaixo o vídeo de um gato com os sintomas antes de morrer (cenas fortes): 





Fonte: Moradores da região

Próxima notícia

Dê sua opinião: