MODA

O tecido da cueca faz a diferença? Entenda melhor

O material que estará em constante contato com nossa pele deve ser considerado na hora da compra


O tecido da cueca faz a diferença

O tecido da cueca faz a diferença Foto: Divulgação

As cuecas são peças importantes no guarda-roupa de qualquer homem. E não basta apenas escolher pela estampa, é preciso conhecer os tecidos para comprar cuecas mais confortáveis para o dia a dia. A alta tecnologia na indústria têxtil fez com diversos tecidos inovadores e funcionais fizessem parte da confecção dessas peças.

Saber os tecidos das cuecas é importantíssimo, além da beleza, o principal fator a ser considerado na compra de uma cueca é o conforto. Por isso, conhecer os tecidos é importante para a escolha assertiva.

Cada tecido tem suas próprias características, sendo projetado para determinadas ocasiões e necessidades. Além disso, essas peças íntimas podem ou não causar reações alérgicas, dependendo do seu material, já que este fica em contato direto e constante com a pele.

Confira abaixo quais são os principais tipos de tecidos para cuecas no mercado:

Microfibra

Muito populares no mercado nacional, as cuecas de microfibras, como o próprio nome já indica, são feitas de milhares de fibras. Esse material oferece muito conforto para os homens, já que é macio e permite que a pele respire melhor.

Compostas por 5% de elastano e 95% de poliamida, um tipo de microfibra, as cuecas desse material se apresentam em vários modelos. O uso desse tipo de tecido no mercado nacional vem aumentando e a oferta de cuecas de microfibra não para de crescer.

O tecido de microfibra é semelhante ao dry-fit, tecido bastante utilizado na confecção de roupas esportivas. Por conta disso, essas cuecas conseguem absorver rapidamente o suor.

Por terem essas características, as cuecas de microfibra são indicadas para as práticas esportivas e para dias quentes, já que o tecido deixa a pele respirar e ameniza os efeitos da transpiração.

Cotton

As cuecas de cotton são as mais vendidas e utilizadas no Brasil. Essas cuecas são basicamente feitas de algodão. O cotton é uma mistura de algodão ou poliéster com elastano.

O tecido é mais quente, o que abafa a pele e dificuldade a transpiração. Por isso, as cuecas de cotton são mais indicadas para dias mais frios por serem mais quentinhas. Em dias quentes, elas podem causar alergias na pele e aumentar a temperatura do corpo por tapar os poros das coxas e virilha.

100% algodão

Bom, acima falamos que as cuecas de cotton são basicamente feitas de algodão. Então, você deve estar pensando: qual é a diferença? A diferença é que as cuecas 100% algodão, são feitas totalmente de algodão. Já as cuecas de cotton possuem 5% de elastano em sua composição.

Muitas pessoas possuem alergia a cuecas de cotton, porque têm reações alérgicas à mistura com elastano e não ao algodão. As cuecas 100% algodão são as mais indicadas para os alérgicos, porque não causam reações na pele.

Assim como o cotton, o tecido 100% algodão é bastante flexível e se modela ao corpo. Geralmente, as cuecas compostas por ele contam com cortes laterais mais largos. As fibras de algodão aumentam o conforto e resistência das cuecas.

Modal

O modal é um tecido tecnológico relativamente novo no mercado.  As cuecas desse material são bastante leves e confortáveis. As roupas feitas com modal são projetadas para serem imperceptíveis, a ideia é que as pessoas que as vistam não sintam as peças pesarem sobre o corpo.

Assim como a microfibra, as cuecas de modal conseguem absorver o suor rapidamente. Por isso, elas são consideradas uma excelente opção para dias mais quentes e para a prática de esportes. Essas cuecas ainda não são tão populares no mercado nacional, mas estão prestes a chegar com tudo.

Como podemos perceber, cada tecido de cueca é mais indicado para cada tipo de situação. Também é importante considerar possíveis reações alérgicas aos materiais, evitando-os.

Próxima notícia

Dê sua opinião: