EDUCAÇÃO

Uespi abre terceira turma do Curso de Formação Política para Mulheres

As inscrições serão realizadas de 13 a 31 de janeiro.


Aula

Aula Foto: Ascom

O Núcleo Permanente Interdisciplinar em Direitos Humanos (Nupidh) da Uespi oferta 120 vagas para a terceira turma do Curso de Formação Política para Mulheres. As inscrições serão realizadas de 13 a 31 de janeiro. O curso tem como principal objetivo proporcionar conhecimento sobre os direitos civis e parlamentares à mulheres que querem ingressar na carreira política.

Os encontros reúnem temas e reflexões que trazem as mulheres uma familiarização com a política de uma forma mais esclarecida e permite discussões nos ambientes nos quais estão envolvidas.

De acordo com a organizadora do curso, Ester Castelo Branco, o curso objetiva principalmente o fortalecer o empoderamento feminino. “O curso tem como foco esclarecer alguns pontos importantes em matéria de Direito Constitucional e Direito Eleitoral no âmbito feminino. Buscamos a qualificação daquelas mulheres que querem aprofundar-se na política fazendo uma assessoria parlamentar condizente ou até mesmo ingressar em espaços que são dominados por homens”, pontua Ester.

A jornalista Maria do Rosário Rodrigues participou da segunda turma do curso, ela afirma que os encontros a engrandeceram tanto profissionalmente quanto como cidadã. “Adquirimos conhecimento nas diversas áreas possíveis do Direito e da política, entendemos como funciona o parlamento, as instituições de controle, entre outras. Acredito que eu como jornalista e, comunicadora de fato, precisava entender melhor como funciona as políticas públicas e a própria sociedade”, diz Maria.

A psicóloga Leilanir Carvalho acrescenta que o curso abre a mente e faz refletir sobre temas que fazem respeitar cada vez mais o ser humano. “A experiência em fazer o Curso de Política para Mulheres foi enriquecedor em vários sentidos, por intermédio do curso aprendi conteúdos da área, estabeleci parcerias, estou engajada em projetos políticos e sociais relevantes e ampliei meus contatos pessoais e profissionais. Ou seja, os resultados são valiosos e eu recomendo a todas as mulheres participarem, para ampliar seus conhecimentos, fortalecerem nossas bases e terem um retorno positivo em suas vidas”, finaliza Carvalho.

O curso tem duração de um ano, contendo 16 aulas temáticas voltadas ao âmbito político. Será ministrado por professores da Uespi e convidados que esclarecerão sobre a atividade política feminina. A carga horária é 120 horas com certificação, dentro do Programa Institucional de Bolsas em Extensão Universitária (Pibeu Prex/Uespi).

As inscrições para o curso são gratuitas, exigem cópia do RG e CPF e podem ser feitas por meio do e-mail (nupidh@uespi.br) ou de forma presencial no Nupidh, enquanto houver vagas.

Para mais informações: (86) 3213-7887 / 9 9943-4224.

Fonte: CCOM

Próxima notícia

Dê sua opinião: