TÉCNICA

Veja como fazer o truque do pano que protege os cachorros dos fogos de artifícios

Técnica é um método de adestramento que controla a ansiedade do animal


Truque com o pano

Truque com o pano Foto: Reprodução

Com a chegada das festas de final de ano, também chega a época de grande preocupação para os donos e seus cachorros, os temíveis fogos de artifício, apesar de um belo espetáculo no céu, esta é a causa de extrema angústia e ansiedade para os pobres animais, mas existe o truque do pano que ajuda muito seu melhor amigo.

O truque do babo é uma técnica baseada no Tellington touch, um método de adestramento que controla a ansiedade, foi adaptada e surgiu um truque com o pano que promete proteger os cachorros dos fogos de artifício, foi desenvolvido por uma criadora canadense chamada Linda Tellington Jones.

Com base em conceitos simples de observação e acompanhamento, foi possível identificar o medo de ruídos altos e a sensibilidade dos membros posteriores e tensão na região lombar e para amenizar o sofrimento  dos cãezinhos foi pensado em colocar um pano para que a circulação sanguínea do corpo fosse e estimulada e assim diminuir a irritabilidade.

O sistema nervoso do cachorro processa a informação sensorial determinada pela pressão suave exercida pelo pano. Este toque ativa o ramo parassimpático do sistema nervoso central, proporcionando sensações de tranquilidade. Ao envolver o animal de estimação com tiras de pano, as informações sensoriais são potencializadas é como se muitas mãos acariciarem e confortasse o pet ao mesmo tempo.

Como fazer o truque do pano para os cachorros

Como fazer é muito fácil, basta utilizar um tecido macio e firme, amarrado ao cachorro de modo que a faixa envolva o peito e o dorso. A bandagem deve envolver o tronco do animal em formato de oito e finalizar com um nó na região da coluna junto à raiz da cauda do cachorro.

Certifique-se que a faixa de pano fique firme, a princípio, os cachorros tentam arrancar a bandagem com os dentes, entretanto, se acostumam rapidamente ao novo acessório. É essencial tomar cuidado para não apertar muito e impedir a circulação sanguínea ou até mesmo a respiração do pet.

Este truque do pano efetivamente deixa os cachorros mais relaxados. entretanto, não garante que eles fiquem inteiramente seguros de que eles se sentirão 100% seguros: durante os fogos, eles permanecerão em estado de alerta: efetivamente, é o que se espera de um cão de guarda ou de companhia.

Para ampliar ainda mais os cuidados, prepare todo local para instalar seu cãozinho, que seja seguro, limpo e aconchegante, use o chamado “quarto do pânico” para manter os pets nos dias de muito barulho.

Ao contrário do podemos pensar não é indicado permanecer ao lado dos cachorros e oferecer mimos e carinhos nos momentos em que acontecem os fogos de artifícios, provavelmente entenderão que há algo errado e, sim, eles precisam se preocupar; desta forma, a tensão e o estresse tendem a aumentar.

Aja naturalmente, como se nada extraordinário estivesse acontecendo.

Saiba que o truque do pano não é a solução total para o problema, entenda o trauma de cada cãozinho, cada um reage de forma diferente, alguns aceitam outros não, eles podem ainda assim ficar assustados. O ideal é que você não o force a ficar onde está desconfortável e os deixe a vontade para escolher o melhor local para ficar e se proteger.

É essencial lembrar que alguns cuidados podem ajudar a manter calmo seu cão e que ele entenda que está tudo bem. A maneira como se aproxima e abraça determina como ele irá se comportar, não exagere e encare o problema de forma tranquila para que ele aprenda e se sinta seguro.

Caso não saiba colocar o pano, a internet está repleta de orientações do passo a passo e é possível encontrar produtos específicos, como tecidos e camisetas caninas antiestresse, porém, isso não quer dizer que o cachorro  fique tranquilo,  mas pode minimizar os medo com estas situações em que  sentia imenso pavor.

Fonte: Elos Com Você

Próxima notícia

Dê sua opinião: