IMPEACHMENT

Senado dos Estados Unidos absolve Donald Trump em processo de impeachment

Absolvição de Trump das acusações que motivaram processo impeachment era esperada, já que o Senado dos Estados Unidos é controlado pelos republicanos


Impeachment Donald Trump

Impeachment Donald Trump Foto: Divulgação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi absolvido pelo Senado na tarde desta quarta-feira (05) das acusações do processo de impeachment, abuso de poder e obstrução do Congresso. O movimento, no entanto, era esperado, já que a casa é controlada por uma maioria republicana, o mesmo partido do atual mandatário, que busca a reeleição em 2020.

Na primeira acusação, de abuso de poder, Trump foi inocentado por 52 votos a 48. Já na segunda acusação, obstrução do Congresso, o presidente foi absolvido por 53 votos contra 47.

O Senado é composto por 100 assentos. Hoje, 53 deles estão com os republicanos e 45 com os democratas e 2 com independentes. Para a condenação nos artigos de impeachment, os democratas precisavam de ao menos dois terços dos votos.

Nesse sentido, a votação desta quarta-feira veio para confirmar as previsões de analistas. No final do ano passado, havia a noção de que processo de impeachment de Trump seria aprovado na Câmara dos Representantes, que é controlada pelos democratas, e rejeitado pelo Senado. Poucas semanas depois de os democratas terem votado a favor da remoção do presidente, o caso chega ao fim com a decisão dos senadores.

Fonte: Exame

Próxima notícia

Dê sua opinião: