CAMPO MAIOR

Alunos piauienses são campeões de jornada de foguete no Rio de Janeiro

A Jornada de Foguetes é organizada pela 13ª Mostra Brasileira de Foguetes e pela 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica


25º Jornada de Foguete

25º Jornada de Foguete Foto: Divulgação

Alunos da 3ª série do ensino médio do Patronato Nossa Senhora de Lourdes de Campo Maior, venceram na manhã desta sexta-feira (15/11) a 25º Jornada de Foguete, que aconteceu em Barra do Piraí-RJ.

Caio Henrique de Souza e Silva, João Pedro Holanda e Thacyanno de Jesus Gomes Alcântara integram a equipe Sirius Alfa, coordenada pelo professor de Física Helton Tompson. Kleanderson Macedo e Lucas Sena também integraram a equipe, mas não puderam viajar ao Rio de Janeiro. Sirius Alfa é uma das três equipes do estado do Piauí. As outras duas são uma de Teresina e outra de Agricolândia.

O aluno Thacyanno contou que o objetivo do projeto é fazer com que os alunos produzam, manualmente, um foguete de garrafa PET, usando como combustível para fazê-lo voar a mistura de bicarbonato e vinagre. O foguete é fixado à uma base, também construída manualmente, e após a reação do sal com o ácido acético o foguete ganha pressão e é lançado. Ao conseguir êxito no lançamento, o foguete deve atingir a distância de 100m para se classificar para competição nacional, que acontece no Hotel Fazenda Ribeirão, na Barra do Piraí - RJ.

A equipe de Campo Maior foi classificada na etapa inicial com o foguete alcançando 119m. Já neste domingo, na Jornada nacional, o foguete atingiu a distância de 161m, que deu o título de campeão da Jornada aos campomaiorenses.

SOBRE O EVENTO

A Jornada de Foguetes é organizada pela 13ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) e pela 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Começou em 15 de outubro e segue até 19 de dezembro, com oficinas, sessões no planetário digital itinerante da OBA e palestras com engenheiros da Agência Espacial Brasileira.

A organização diz que serão mais de dois meses, onde 1.341 alunos e professores de 356 escolas de todo o país estarão compartilhando conhecimento, atividades e ciências. As equipes foram selecionadas em maior deste ano. No caso de Campo Maior, a equipe enviou um vídeo com o teste do foguete e foi selecionado.

Próxima notícia

Dê sua opinião: