MEIO AMBIENTE

Carreta tomba com carga perigosa em Eliseu Martins e provoca grave dano ambiental

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semar), por meio da Gerência de Fiscalização Ambiental, está atendendo a uma ocorrência


Desastre ambiental

Desastre ambiental Foto: Ascom

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semar), por meio da Gerência de Fiscalização Ambiental, está atendendo a uma ocorrência no município de Eliseu Martins. Trata-se do derreamento de cimento asfáltico de petróleo proveniente de uma carreta que transportava o produto de Maracanaú (CE) em direção ao município de Bom Jesus (PI).

O veiculo que transportava o produto tombou em uma curva entre os municípios Canto do Buriti e Eliseu Martins. Uma equipe da Semar está no local avaliando os danos ambientais.

Segundo o gerente de fiscalização da Semar, Renato Nogueira, o produto derramado escorreu pela pista e está sendo depositado na faixa de domínio da rodovia, danificando o solo e a vegetação. “Nossa equipe vai mensurar esse dano melhor quando o caminhão for retirado da pista. Enquanto isso, estamos tomando todas as medidas de segurança e sinalização necessárias, orientado os motoristas e garantindo que os riscos operacionais sejam minimizados”.

Ainda de acordo com Nogueira, deve haver aplicação de sanções (multas) caso fique comprovado descumprimento da legislação ambiental. “Já contactamos o proprietário para que ele apresente a licença ambiental obrigatória para esse tipo de transporte. Se ele não tiver licença, deve sofrer uma multa pelo transporte irregular, podendo responder também pelo dano ambiental causado", ressalta.

Fonte: CCOM

Próxima notícia

Dê sua opinião: