OBRA

Hospital de São Raimundo Nonato dobra número de atendimentos

No ano de 2019, o hospital regional realizou 7.499 procedimentos cirúrgicos.


Hospital

Hospital Foto: Ascom

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), comemora o aumento da produtividade no Hospital Regional José Cândido Ferraz, localizado no município de São Raimundo Nonato. No ano de 2019, o hospital regional realizou 7.499 procedimentos cirúrgicos, o que representa um marco no atendimento da região. Só em um fim de semana, a equipe do hospital consegue realizar 22 cirurgias ortopédicas. A unidade também já está realizando cirurgias complexas como de fêmur e úmero.

Para a diretora do Hospital de São Raimundo Nonato, Nilvania do Nascimento, o ano de 2019 foi muito produtivo porque praticamente dobrou o número de atendimentos e procedimentos cirúrgicos. “O atendimento aumentou muito e significa que pelo menos 7 mil pacientes deixaram de ser transferidos para unidades como de Floriano e Teresina, desafogando o atendimento e evitando a superlotação nessas unidades. Isso mostra a nossa capacidade e que podemos muito mais”, explica a gestora.

Segundo Nilvania, para 2020 a ideia é ter mais resolutividade e aumentar ainda mais esse trabalho, mantendo a qualidade e deixando a população tranquila por não precisar sair do seu município pra receber um bom atendimento médico ou fazer uma cirurgia. “Já estamos fazendo as cirurgias de fêmur e úmero, que eram procedimentos bem distantes da nossa realidade. Tudo graças aos nossos competentes ortopedistas. Estamos com escala de ortopedistas todos os dias no hospital ”, enaltece a diretora.

A diretora afirma ainda que serão contratados mais pediatras para trabalhar no hospital para que a população possa ter acesso a esse profissional todos os dias. “É grande o número de partos na região, por isso precisamos muito de pediatras. Atendendo a uma determinação do secretário da Saúde, Florentino Neto, até junho vamos inaugurar o nosso Centro de Parto Normal para atender cada vez melhor a população e evitar transferências para outros municípios”, afirma Nascimento.

O Hospital Senador Cândido Ferraz atende à população de 18 municípios da região e cinco cidades da Bahia.

Fonte: Ascom SESAPI

Próxima notícia

Dê sua opinião: