SANEAMENTO

Assembleia realiza sessão solene na segunda-feira (12) para homenagear a Funasa

A proposição foi do deputado Henrique Pires, que já presidiu a Funasa duas vezes


Ronaldo Nogueira com Henrique Pires na Funasa

Ronaldo Nogueira com Henrique Pires na Funasa Foto: Assessoria parlamentar

A Assembleia Legislativa inicia a semana fazendo uma justa homenagem ao importante trabalho que vem sendo executado pela Fundação Nacional de Saúde em todos os estados, em especial no Piauí. A sessão solene, na próxima segunda-feira (12), às 10h, no Plenário Waldemar Macedo, proposta pelo deputado Henrique Pires, vai contar com a presença do presidente da Fundação Nacional de Saúde, Ronaldo Nogueira, e do superintendente da Funasa no Piauí, José Raimundo, além do coordenador da bancada federal do Piauí no Congresso, deputado Átila Lira (PSB).

Henrique Pires, que já foi gestor da Funasa por duas oportunidades, destacou o trabalho do órgão federal no Piauí. “A importância da Funasa no Piauí é singular, é ímpar. É o que mais investiu em saneamento na história do Piauí. No município de Pajeú do Piauí, por exemplo, o abastecimento de água da sede do município foi construção direta da Funasa. Nós temos inclusive hospitais aqui, com o hospital de Luis Correia, que foi construção da Funasa na época que trabalhava nessa atividade”.

Henrique Pires citou os sistemas de abastecimento da água no litoral, no Norte do Piauí, com em Cocal dos Alves, Buriti dos Lopes, Parnaíba.”Se constrói cisternas pelo Piauí afora, como em Ribeiro Gonçalves, com banheiros em todas as casas, 100% do município com tratamento de esgoto total”.

O deputado lembrou uma viagem que fez a Padre Marcos, onde foram construídas várias casas como forma de combater a Doença de Chagas, inclusive uma com sensibilidade. “Você constrói uma casa, eu até me emocionei. A mulher morava numa Tapera, com um filho portador de necessidade especial. E recebeu uma casa toda adaptada, em alvenaria, cimento liso, com portas no tamanho adequado para acessibilidade, corrimão, rampa. Então veja a gama de atuação da Funasa”.

Henrique Pires citou os municípios de Bom Jesus, com 70% de tratamento de esgoto concluído, Água Branca com 80%. “Em Campo Maior, o sistema de tratamento de resíduos sólidos, os carros coletores compactadores são também produtos da Funasa. E ela também é responsável pelo maior convênio da história no Piauí envolvendo o número de municípios. São 100 municípios para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico e eu tenho a felicidade de ter sido um signatário desse projeto espetacular”.

O parlamentar disse que poderia passar horas falando das ações da Funasa só na época em foi o presidente, “mas rememorando, décadas e décadas, não deixando de ressaltar a importância do quadro técnico da instituição aqui no Piauí, que continua como referência nacional. Todas as vezes que eu vou trazer e tenho à oportunidade de ir à sede da Funasa, recebo elogios pela capacidade do resolutividade pelo andamento das obras e do acompanhamento dos técnicos da Funasa no Piauí. Eu só tenho a agradecer a eles, a agradecer também a Funasa nacional, enquanto fui presidente por duas vezes, pelo tratamento, pela atenção dos competentes servidores dessa instituição”.  

Fonte: Alepi

Próxima notícia

Dê sua opinião: