NORDESTE

Governador Wellington Dias oficializa a adesão do Piauí ao Consórcio Nordeste

Objetivo do consórcio é unificar e baratear despesas na aquisição de materiais e serviços


Governador do Piauí, Wellington Dias assina o pacto no Karnak

Governador do Piauí, Wellington Dias assina o pacto no Karnak Foto: Geneide Santos

Desde ontem (11), o Piauí passou a fazer parte do Consórcio Nordeste, uma entidade com personalidade jurídica, que será formada pelos nove estados da região, criado com o objetivo de unificar e baratear despesas na aquisição de materiais e serviços, compartilhar tecnologias de gestão e propor integração de quadros de profissionais na atuação em frentes como saúde, segurança e educação. O governador Welliongton Dias sancionou nessa quinta-feira (11), a lei de adesão do Piauí ao Consórcio Nordeste.  

 “O Piauí mandou policiais para atuarem no Ceará em áreas como inteligência. Quando precisamos, depois dos assaltos em Campo Maior, eles nos apoiaram com helicóptero, equipamentos e pessoal. Um exemplo de integração”, destacou o secretário de Estado de Governo, Osmar Júnior.

O consórcio tem poder de ampliar ações conjuntas que já estavam em desenvolvimento. Em 2019, Piauí e Ceará atuaram juntos na área de segurança em dois casos de grande repercussão: os ataques de facções em Fortaleza (CE) e os assaltos a dois bancos em Campo Maior (PI).

O consórcio pode viabilizar ainda a captação de recursos de maneira integrada para a região, o que daria melhores condições de negociação em relação a valores de empréstimos e taxas de juros.

Fonte: CCom

Próxima notícia

Dê sua opinião: