EVENTO

Governo do Estado vai promover Dia de Cidadania em Barras

Coordenados pela Vice-governadoria, órgãos vão levar diversos serviços à população no sábado, dia 30


Vice-governadora Regina Sousa

Vice-governadora Regina Sousa Foto: Fernanda Ito Ota/Piauí Hoje

Os moradores do município de Barras, a 128 km de Teresina, vão receber vários serviços oferecidos por órgãos estaduais, no próximo sábado, 30. O Dia de Cidadania é promovido pelo governo do Estado, coordenado pela Vice-governadoria e será realizado na Unidade Escolar Monsenhor Lindolfo Uchôa, no bairro Boa Vista.

A vice-governadora Regina Sousa explica que o objetivo é levar as ações do governo às pessoas que vivem nos lugares mais distantes e oferecer, em um só dia, vários serviços à população, como emissão de carteira de identidade, testes rápidos, aferição de pressão arterial, oficina de beleza e palestras. As crianças vão ter recreação e pintura de rosto. Vão participar as Secretarias de Segurança, Saúde, Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos, Governo, Coordenadoria de Políticas Públicas paras as Mulheres e Defensoria Pública com o apoio da prefeitura do município.

Regina Sousa informa que o governo com essas ações objetiva agilizar o atendimento na emissão de documentos, como carteira de identidade e registros de nascimento. “O Piauí tem um índice grande de subregistro, mais de 5% , são pessoas que existem mas não são registradas como cidadãs.” A vice-governadora atribui esse índice à falta de cartórios em muitas cidades do Estado e por isso o governo vai realizar essas ações, pelo menos duas vezes por mês. Já estão agendados Dia de Cidadania em São Raimundo Nonato, 12 a 14 de dezembro, e em Baixa Grande do Ribeiro, de 18 a 21 de janeiro.

Além da emissão de documentos, Regina Sousa destaca a realização de testes rápidos, como de  hepatite e HIV. “ Se o resultado for positivo, as pessoas são encaminhadas para tratamento.”  Ela destacou que o Dia de Cidadania tem ainda o objetivo de ajudar na prevenção de doenças, repassando informações de como melhorar a qualidade de vida das pessoas com atitudes simples, como lavar as mãos antes das refeições e comer alimentos saudáveis.

Fonte: Ascom Vice Governadora

Próxima notícia

Dê sua opinião: