
Os prefeitos do Piauí escolhem nesta sexta-feira, 7, o novo presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM). Duas chapas foram registradas para a sucessão de Jonas Moura (PSD). Uma é representada pelo prefeito reeleito de Francinópolis, Paulo César (Progressistas). Já a outra tem à frente o também prefeito reeleito de Caridade do Piauí, Toninho de Caridade (PSD).
Para Paulo César, uma boa gestão tem que qualificar e valorizar os servidores. “Qualificar os servidores para que ofereçam um trabalho mais técnico. O prefeito que chega numa APPM daquelas quer ter seu problema resolvido com uma orientação e hoje nós não encontramos”, declarou. Filiado ao Progressistas, partido com mais de 80 prefeituras no Piauí, Paulo César admite que o feito ajuda, mas que precisa do apoio de outras legendas.
Para Toninho de Caridade, o pleito desta sexta será disputado. “Será uma eleição muito disputada. O partido do nosso adversário tem o maior número de prefeitos, mas a gente compôs também com outras forças representativas de prefeitos e acreditamos na vitória”, disse. O prefeito quer promover a integração da APPM com outras instituições para qualificar os gestores.
Três concorrentes disputaram em 2014
A última eleição com disputa ocorreu em dezembro de 2014, com três concorrentes : Arinaldo Leal (PSB), que foi reeleito, Paulo Martins (PT) e Hélio Rodrigues (PT). As últimas duas eleições foram consensuais e elegeram Gil Carlos (PT) e o atual presidente, Jonas Moura (PSD). Todos 224 gestores podem votar para eleger a nova diretoria da APPM para o biênio 2021/2022.