A programação do G20 Social em Teresina, capital do Piauí, na manhã desta segunda-feira (20), começou com a reunião aberta da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), abordando propostas que devem ser levadas ao G20. O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, abriu o evento, falando das iniciativas exitosas que iniciaram em seu mandato como governador e têm continuado a dar resultados no mandato do governador Rafael Fonteles.
Cada ministério que integra a Caisan deu suas contribuições para a composição da cesta de políticas públicas da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, apresentando para todos os presentes, representantes da sociedade civil e especialistas, os destaques das ações implementados por cada pasta. A ideia é que empreendimentos bem-sucedidos contra a insegurança alimentar e a miséria possam ser adaptadas aos contextos nacionais e implementadas pelos países membros.
Segundo o governador do Piauí, Rafael Fonteles, o G20 Social é resultado do compromisso do presidente Lula de implementar a participação social, de ouvir a população. Lula não quer que o G20 seja só uma reunião de cúpula, e sim que seja precedida de várias outras com participação social efetiva e participação da sociedade civil, para que a sociedade influencie o G20 e o G20 seja compreendido pela sociedade.
"O G20, no passado, só discutia temas econômicos. Era mais uma reunião de ministros da Fazenda dos países, e agora, o presidente Lula, no momento em que o Brasil ocupa a presidência, coloca como questão mais relevante o combate à fome, o enfrentamento à pobreza, e a redução das desigualdades. Essa é uma inovação feita pelo nosso presidente Lula, que colocou o combate à fome e a erradicação da pobreza como sua missão de vida. Além disso, estamos aqui reunidos também pelo compromisso de fazer da participação popular e social uma constante além do mandato. É um governo eleito pelo povo, mas que não se distancia além do mandato porque acredita na participação popular", afirmou o Rafael Fonteles.
As reuniões do G20 não acontecem só em Brasília e Rio de Janeiro, mas em vários estados do país. O Piauí recebe nesta semana a 3ª reunião da Força-Tarefa para construção da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, que deve reunir cerca de 50 delegações internacionais no Centro de Convenções de Teresina para acertar os termos finais da Aliança Global.
Confira a programação do G20 Social, que está sendo transmitida pelo YouTube do Governo do Piauí: