PARCERIA

Seplan contribui na parceria Mercosul-Cocais

As potencialidades da região dos cocais chamaram a atenção da Câmera de Comércio do Mercosul


Reunião

Reunião Foto: Ascom

O secretário de Estado do Planejamento, Antonio Neto, a convite do prefeito do Município de Porto, Dó Bacelar, participou de uma rodada de negociações com empresários interessados em realizar investimentos na região do território dos Cocais. O encontro foi realizado por intermédio da Câmera de Comércio do Mercosul. Na oportunidade, Dó Bacelar recebeu o título de Embaixador do Mercosul no Piauí, por ser pioneiro em abrir a economia do município para empresários do bloco regional.

As potencialidades da região dos cocais chamaram a atenção da Câmera de Comércio do Mercosul, “eles realizaram estudos na região e perceberam que possuímos grandes potencialidades atrativas para investimentos. Aqui nós temos o pescado, a energia fotovoltaica, a extração do jaborandi, matéria prima para um colírio que tem valor agregado muito grande, e nós, do governado do estado através da secretaria de planejamento, ingressamos nesse processo articulando a questão da possibilidade de também gerar renda e emprego, ou seja, não adianta somente desenvolver o potencial para a exportação mas é importante também trabalharmos a questão da mão de obra local”, destacou Antonio Neto.

Nessa segunda rodada de negociações foram apresentadas empresas na área de monitoramento remoto de obras e de parceria público-privada na produção de energia solar. Para Antonio Neto, esses investimentos permitirão o crescimento da renda da população local, “hoje nós tivemos uma segunda rodada de negócios, onde foram apresentados vários produtos no monitoramento de rodovias, na produção de energia solar e nós estamos tentando buscar um encaixe desses produtos com nosso planejamento estratégico e isso é possível por que no planejamento para 2023 o ponto chave é o aumento da renda do piauiense, então essa oportunidade de negócio poderá ser muito produtiva e nós vamos investir, dedicar esforços técnicos de articulação política através dos gestores e de articulação governamental através do nosso governador Wellington Dias”, relatou o secretário.

Além da rodada de negociações, a Câmera de Comércio do Mercosul concedeu ao prefeito municipal de Porto, Dó Bacelar, o título de Embaixador da Câmara de Indústria e Comércio do Mercosul e das Américas no estado do Piauí, “recebemos o título de embaixador, porque Porto foi o primeiro município a abrir as portas e trazer o Mercosul para o Estado e esse título não é para mim, prefeito, mas para o povo de Porto, que tanto carece de investimento, de desenvolvimento e alternativas e nós acreditamos que essa parceria vai se solidificar e trazer ainda grandes investimentos para nossa população e da região dos cocais, disse”.

Dó Bacelar destacou que os resultados concretos desta parceria já estão se materializando, “esperamos para o início de 2020 a instalação de uma faculdade, investimento de um grupo educacional aqui na cidade, e o Call Center também iniciará suas atividades, abrindo de imediatamente 200 vagas para os jovens da cidade de Porto e da região dos Cocais, e a partir daí esperamos aumentar mais e mais o número de empresas interessadas em investir na nossa região, concluiu o prefeito”.

Fonte: Ascom Seplan

Próxima notícia

Dê sua opinião: