Política

IMUNIZAÇÃO

​​Vacinação gratuita para animais domésticos está em análise na Câmara dos Deputados

Projeto de Lei prevê imunização sem custo para cães, gatos e outros pets, com foco em tutores de baixa renda

Por Isaac Da Silva (*)

Segunda - 24/03/2025 às 09:31



Foto: Reprodução/Agência Brasil Projeto prevê vacinação gratuita para animais domésticos em todo Brasil
Projeto prevê vacinação gratuita para animais domésticos em todo Brasil

A Câmara dos Deputados está analisando um projeto de lei que propõe a distribuição gratuita de vacinas para animais domésticos em todo o Brasil. A proposta, apresentada na última semana pelo deputado federal Felipe Becari (União-SP), tem como objetivo ampliar o acesso à imunização de cães, gatos e outros pets, prevenindo doenças que podem afetar tanto os animais quanto a saúde pública.

A medida estabelece que tutores de pets de baixa renda, cadastrados no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), terão prioridade na distribuição das vacinas. O governo federal será responsável pela regulamentação e compra dos imunizantes, enquanto os estados e municípios ficarão encarregados da aplicação das vacinas gratuitamente.

O projeto também prevê parcerias público-privadas para a realização de campanhas educativas, com o intuito de conscientizar a população sobre a importância da imunização de animais. Ainda na proposta, Felipe Becari destacou que a medida vai beneficiar tanto os animais quanto a comunidade. “A gratuidade do fornecimento e as campanhas educativas asseguram que mais animais sejam vacinados, beneficiando os tutores e a sociedade como um todo”, afirmou.

O deputado Felipe Becari (União-SP) é o autor do Projeto de Lei 436/25, que propõe a distribuição gratuita de vacinas para animais domésticos em todo o Brasil - Reprodução/Câmara dos Deputados

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento será responsável pela atualização da lista de vacinas a serem distribuídas, conforme novas pesquisas científicas. A proposta inclui a imunização para cães contra cinomose, parvovirose, adenovirose, leptospirose, raiva e as vacinas V8 ou V10. Já para gatos, estão previstas vacinas contra parvovírus felino, calicivírus felino, herpesvírus felino, raiva e a tríplice ou quádrupla felina. 

Além disso, outros animais domésticos, como coelhos, poderão ser imunizados contra a mixomatose, enquanto pequenos rebanhos familiares poderão receber a vacina contra a febre aftosa, quando necessário. A proposta tramita em caráter conclusivo e passará por análise nas comissões de Saúde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Finanças e Tributação, e Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara. Se aprovada, o texto seguirá para o Senado.

 (*) Isaac Da Silva é estagiário sob supervisão do jornalista Luiz Brandão - DRT-PI - 960

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<