Blog do Brandão

Blog do Brandão

Rafael expõe diretrizes e revela nome para Secretaria de Inteligência Artificial

O governador fez um balanço dos investimentos do governo do estado em 2023 e mostrou os desafios para o futuro

Por Luiz Brandão

Segunda - 08/04/2024 às 23:44



Foto: CCOM Rafael Fonteles: diretrizes é desafios para o futuro do Piauí
Rafael Fonteles: diretrizes é desafios para o futuro do Piauí

O governador Rafael Fonteles anunciou, no início da noite desta segunda-feira (08), que convidou o doutor em Inteligência Artifical (IA), Andre Macedo, para chefiar a Secretaria Estadual de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação, cujo projeto de criação está em tramitação na Assembleia Legislativa do Piauí - Alepi.

O anúncio foi feito durante a palestra que o governador proferiu, no Centro de Convenções de Teresina, para gestores estaduais, federais e autoridades de todos poderes para mostrar as Diretrizes para o Desenvolvimento de Longo Prazo do Estado do Piauí (DDLP/PI).

Bem ao estilo professor, Rafael Fonteles disse que a principal meta é garantir o crescimento econômico do Piauí de forma acelerada, como foco no pleno emprego e na forte redução das desigualdades sociais, o que segundo ele, ampliará substancialmente a classe média do estado.

O governador apresentou três diretrizes fundamentais para o rápido desenvolvimento econômico do Piauí. A primeira será o que chama de super choque educacional e tecnológico. A segunda será uma duradoura estabilidade institucional e fiscal. E, por último, a promoção da abertura econômica com a participação do estado. 

Para a implementação das diretrizes, o governador diz que seis valores serão essenciais na administração pública do estado: integridade e transparência, eficiência, transformação digital, sustentabilidade ambiental, participação popular e direitos humanos.

No endender do governador, a integridade e transparência são feitas através da comunicação. Já a eficiência, é feita por uma gestão orientada por indicadores e resultados. E para agilidade as diretrizes é necessário uma transformação digital com "um choque de digitalização". 

Como ações de curto prazo, o chefe do Executivo estadual diz que é preciso reduzir as consequências da enorme desigualdade social, com investimento pesado e prioritário nas áreas de saúde, saneamento, segurança, justiça, desenvolvimento social, alimentação, água, energia, terra e habitação.

Como pontos negativos, que se apresentam como grandes dasafios para todos (governos e sociedade), Rafael apontou a necessidade do aumento de esgotamento sanitário, principalmente no interior do estado, o grande número de jovens e adutos analfabetos, as mortes no trânsito, principalmente de motoristas, e os sistemas de ressocialização.

O governador destacou o crescimento dos investimentos públicos do governo do Piaui,  ano ano. Em 2023, o estado bateu o recorde de investimentos, que chegaram a R$ 2,7 bilhões. Deste total, mais de 90% foram com recursos próprios do Tesouro Estadual. 

Rafael Fonteles defende a instalação de empreendimentos de grande porte, com destaques para agropecuária e agroindústria, energias renováveis e indústria de produtos verdes, mineração e logística.

O governador fez uma espécie de balanço das principais ações e investimentos no primeiro ano do governo e explicou que estava mostrando estratégias para desenvolvimento a longo prazo e não para o governo dele. "Para minha gestão tem meu plano governo, que é de curto prazo. Mas o que estamos fazendo é pensar e planejar o estado para as gerações futuras", disse Rafael.

Rafael Fonteles conseguiu reunir no mesmo evento cinco ex-governadores (Freitas Neto, Zé Filho, Wilson Martins, Wellinton Dias e Regina Sousa), além de deputados federais, senadores, prefeitos, vereadores e dezenas de grandes, médios e pequenos empresários piauiense e de outros esrados.

Siga nas redes sociais
Luiz Brandão

Luiz Brandão

Luiz Brandão é jornalista formado pela Universidade Federal do Piauí. Está na profissão há 40 anos. Já trabalhou em rádios, TVs e jornais. Foi repórter das rádios Difusora, Poty e das TVs Timon, Antares e Meio Norte. Também foi repórter dos jornais O Dia, Jornal da Manhã, O Estado, Diário do Povo e Correio do Piauí. Foi editor chefe dos jornais Correio do Piauí, O Estado e Diário do Povo. Também foi colunista do Jornal Meio Norte. Atualmente é diretor de jornalismo e colunista do portal www.piauihoje.com.

Compartilhe essa notícia: