Arte e Cultura

Primeira estátua de Iemanjá negra é celebrada por povos de terreiros em Teresina

Festa para o novo monumento, localizado na avenida Marechal Castelo Branco

Da Redação

Domingo - 14/04/2024 às 18:16



Foto: Ascom Comunidades de terreiros festejam a instalação da primeira Iemanjá negra
Comunidades de terreiros festejam a instalação da primeira Iemanjá negra

Com festa dos povos de terreiros, foi instalada a primeira estátua de Iemanjá negra do Piauí. O monumento está localizada na avenida Marechal Castelo Branco.

A cerimônia do padê de Exú marcou o início da festa. A imagem foi consagrada com oferendas e ritual e o evento teve ainda uma grande gira e momento de passe e bênçãos com a presença do terecô do Maranhão.

O monumento anterior de Iemanjá, que havia sido inaugurado em 1980, a "Rainha do Mar" era branca e inspirada em Nossa Senhora dos Navegantes. No entanto, com o passar do tempo, as reivindicações do Movimento dos Povos de Matriz Africanas ganharam força para que a imagem tivesse as características de uma mulher negra.

O Movimento dos Povos de Matriz Africanas realizou um trabalho de dois meses para ouvir pessoas de religiões afins para definir os detalhes da concepção. O artista responsável pela imagem é Jean Pimentel, do Pólo Cerâmico de Teresina, e um empresário local patrocinou a confecção da peça.

Sobre a divindade

Iemanjá, cujo nome tem origem yorubá, simboliza as águas e é uma das figuras de maior representatividade nas religiões de matriz africana, sincretizada em diversas religiões e referência para rituais e cerimônias religiosas.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: