Economia

Ambulantes aproveitam para faturar no dia dedicado aos mortos

Já empresas varejistas de flores e plantas ornamentais esperam queda nas vendas deste ano

Quarta - 02/11/2016 às 12:11



Foto: Reprodução Ambulantes
Ambulantes

Tradicionalmente, o Dia de Finados, celebrado nesta quarta-feira (2), transforma a entrada dos cemitérios de todo o país em um verdadeiro corredor de comércio informal.

Muitos aproveitam para obter renda extra com a venda de flores e velas, além de doces, salgados, água e frutas.

“Todos os anos eu trabalho aqui, o Dia de Finados sempre é bom, a gente 'arrebenta' vendendo as velas e as flores baratas, tudo na promoção", diz o ambulante José Isaias da Silva, de 43 anos, natural do Rio de Janeiro (RJ), que há 14 anos aproveita a data para faturar. Ele ainda conta que já chegou a ganhar R$ 4 mil em apenas um dia de trabalho.

O movimento geralmente começa alguns dias antes, já que muita gente prefere evitar a visita no dia 2, devido ao grande movimento.

No entanto, uma pesquisa feita pelo Sindicato do Comércio Varejista de Flores e Plantas Ornamentais do Estado de São Paulo (Sindiflores) e pela Hórtica Consultoria e Inteligência de Mercado contraria o ambulante e aponta queda nas vendas, provocadas pela crise.

Um total de 44% das empresas varejistas de flores e plantas ornamentais entrevistadas acreditam que vão faturar, neste ano, menos do que no ano passado. As informações são do G1.

Outra parcela, que representa 39% das empresas, apontou para a estabilidade de vendas comparativamente a 2015, enquanto que apenas 17% das floriculturas e empresas de distribuição varejista de flores apostam no crescimento. 

Na contramão, o Walmart espera aumentar as vendas da data em mais de 10% ante 2015. As flores mais procuradas no Dia de Finados são crisântemos, kalanchoes, ca­landivas e violetas. 

Fonte: Noticias ao minuto

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: