Economia

Banco Central comunica vazamento de dados de 46 mil chaves Pix

Dados protegidos pelo sigilo bancário, como saldos, senhas e extratos, não foram expostos, clientes atingidos são da Fidúcia Sociedade de Crédito.

Da Redação

Terça - 19/03/2024 às 08:15



Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil PIX
PIX

O Banco Central (BC) comunicou nessa segunda-feira (18) que um total de 46.093 chaves Pix de clientes da Fidúcia Sociedade de Crédito ao Microempreendedor e à Empresa de Pequeno Porte Limitada (Fidúcia) tiveram dados cadastrais vazados.

De acordo com as informações, o vazamento ocorreu por falhas pontuais em sistemas da instituição de pagamento. A exposição ocorreu em dados cadastrais, que não afetam a movimentação de dinheiro. Dados protegidos pelo sigilo bancário, como saldos, senhas e extratos, não foram expostos.

Embora o caso não precisasse ser comunicado por causa do baixo impacto potencial para os clientes, o Banco esclareceu que decidiu divulgar o incidente em nome do “compromisso com a transparência”.

Os clientes que tiveram suas informações expostas serão avisados por meio do aplicativo da Phi Pagamentos ou do internet banking da instituição. O Banco Central alerta que esses serão os únicos meios de aviso para a exposição das chaves Pix e pediu para os clientes desconsiderarem comunicações como chamadas telefônicas, SMS e avisos por aplicativos de mensagens e por e-mail.

A exposição de dados não significa necessariamente que todas as informações tenham vazado, mas que ficaram visíveis para terceiros durante algum tempo e podem ter sido capturadas. O BC informou que o caso será investigado e que sanções poderão ser aplicadas. A legislação prevê multa, suspensão ou até exclusão do sistema do Pix, dependendo da gravidade do caso.

Esse é o sexto vazamento de dados desde o lançamento do sistema de pagamentos instantâneos, em novembro de 2020. Em todos os casos, foram vazadas informações cadastrais, sem a exposição de senhas e de saldos bancários. Por determinação da Lei Geral de Proteção de Dados, a autoridade monetária mantém uma página em que os cidadãos podem acompanhar incidentes relacionados à chave Pix ou demais dados pessoais em poder do BC.

Fonte: Agência Brasil

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: