Economia

CRESCIMENTO

Vendas no varejo crescem pelo segundo mês consecutivo, diz IBGE

Os dados mostram que o setor apresentou um crescimento de 1% na passagem de janeiro para fevereiro, com destaque para a área farmacêutica e de produtos de uso pessoal

Da Redação

Quinta - 11/04/2024 às 12:10



Foto: Helena Pontes/Agência IBGE Notícias Varejo
Varejo

Nesta quinta-feira (11), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (ibge), que as vendas  no comércio varejista cresceram 1% entre janeiro e fevereiro, tendo resultado positivo no segundo mês consecutivo com o aumento. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC).

Conforme o IBGE, ao todo foram investigados oito áreas do comércio, mas apenas seis delas apresentaram uma evolução. Os setores que mais apresentaram crescimento foram os Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria , que atingiram 9,9%; e de uso pessoal e doméstico que atingiu 4,8%. Essses setores tiveram as maiores influências no resultado total do comércio varejista.

O gerente da pesquisa do IBGE, Cristiano Santos, afirmou que no setor farmacêutico  ocorreu um aumento nos preços, devido a um fator inflacionário, porém, também resultou em uma elevação das receitas.

“Avaliando esse setor sob a ótica de seus subsetores, percebemos que a alta veio da parte de produtos farmacêuticos. Houve um fator inflacionário que precisa ser levado em conta, que resultou em um crescimento de preços, mas um crescimento ainda maior em volume de receitas. Esse resultado de 9,9% é bastante expressivo e só vai se assemelhar a janeiro de 2022, quando o setor teve um crescimento de 9,4%”, disse.

Fonte: IBGE

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: