Brasil

Editora Record lança a biografia do ex-ministro José Dirceu

biografia zé dirceu lança record

Terça - 11/06/2013 às 20:06



 Com base em farta documentação inédita, ampla pesquisa em jornais e revistas, além de entrevistas com 63 pessoas que conviveram diretamente com José Dirceu, o jornalista Otávio Cabral reconstitui a vida deste personagem cuja trajetória se confunde com a história recente da esquerda latino-americana e do Brasil. Da infância na cidade mineira de Passa Quatro até o julgamento do mensalão, passando pelo exílio em Cuba, a clandestinidade no Brasil, a luta armada e a sua amizade com o ex-presidente Lula, o autor, em um contundente trabalho de reportagem, ilumina fatos pouco conhecidos da vida do ex-ministro da Casa Civil. Em Dirceu - A biografia, Cabral revela as várias faces assumidas pelo político ao longo da vida e mostra a sua incrível capacidade de se reinventar.

Dirceu - A biografia
Otávio Cabral
Editora Record
364 páginas
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 39,90

Daniel, Hoffmann, Carlos Henrique, Pedro Caroço. Cubano, argentino, brasileiro. Todos foram - são - José Dirceu, personagem cuja trajetória se confunde com a história da esquerda latino-americana na segunda metade do século XX, e particularmente com a do Brasil, já no século XXI. Em um trabalho investigativo de fôlego, o jornalista Otávio Cabral reconstitui a vida deste emblemático político.


"Tão fundamental quanto as pesquisas foram as entrevistas com 63 pessoas que conviveram diretamente com Dirceu desde sua infância em Minas Gerais até o julgamento do mensalão. Com esses depoimentos, foi possível desvendar passagens desconhecidas de sua vida, como o exílio em Cuba e a clandestinidade no Brasil durante os anos 1970, além de bastidores inéditos de sua atuação no PT, no governo e no mensalão. Boa parte dos entrevistados pediu para não ser identificada, prática consagrada no jornalismo, as chamadas declarações em off", afirma Otávio Cabral.


Dirceu foi líder estudantil em 1968, protagonista do histórico congresso da UNE em Ibiúna. Capturado, seria um dos presos trocados pelo embaixador americano. Expatriado e isolado em Cuba, quedou-se protegido por Fidel Castro, que o escolheria para comandar - já com um novo rosto - um foco guerrilheiro no Brasil. Desbaratado o movimento, encarcerados ou mortos cada um de seus integrantes, sobreviveria para mergulhar num longo período de clandestinidade, a ser somente interrompido, em 1979, pela anistia. Livre, conheceria o sindicalista Lula, fundaria o PT e se tornaria o mais afamado articulador político do petismo - mentor do programa que isolaria setores sectários do partido para construir a mais poderosa e inclemente máquina eleitoral da história do país.


Em 2003, pela via democrática que não ajudara a construir, alcançaria o Palácio, ministro mais importante de um presidente eleito pela esperança. E então o mensalão... De súbito desempregado, era o mais novo consultor da República, capitalista convicto, lobista feito milionário. E então o julgamento do mensalão... A condenação.


"José Dirceu, que completou 67 anos em 16 de março de 2013, pouco antes da conclusão desta biografia, segue dizendo que só vai revelar seus segredos depois dos 80 anos. Procurei nestas páginas apresentar, treze anos antes, os fatos que realmente importam", conclui o autor.

O jornalista Otávio Cabral é editor de Veja, a mais importante revista semanal do Brasil, na qual trabalha desde 2004. Em vinte anos de carreira, acumula passagens pelos jornais Notícias Populares e Folha de S. Paulo. Durante dez anos, de 2000 a 2010, cobriu os principais acontecimentos da política nacional diretamente em Brasília.

Fonte: editora rfecord

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: