Geral

ADUFPI não consegue mobilizar greve e destoa de movimento nacional

Em assembleia geral realizada no dia 4 de abril, a maioria votou a favor da greve, que não foi deflagrada por uma questão regimental

Redação

Segunda - 15/04/2024 às 18:11



Foto: Arquivo/UFPI Universidade Federal do Piauí (UFPI)
Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Ao contrário dos Institutos Federais, Centros de Educação Tecnológica e Universidades Federais de todo o país, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) não deflagrou greve nesta segunda-feira (15). Em assembleia geral realizada no dia 4 de abril, a Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí (ADUFPI) decidiu pela não deflagração da greve.

Na assembleia, a maioria votou a favor da greve, que não foi deflagrada por uma questão regimental. Segundo o sindicato, o regimento determina que tenha quórum qualificado de dois terços de votantes a favor da greve para haver a deflagração. Como este percentual não foi atingido, arbitrariamente a ADUFPI não poderia deflagrar a greve, mesmo que a maioria de votos tenha sido a favor.

A presidenta da ADUFPI, a professora Escolástica Santos, afirmou que a mobilização da greve segue a todo vapor com diversas atividades programadas para esta semana, e que uma nova assembleia geral será convocada, mas ainda sem data marcada.

"Só quero deixar claro que a ADUFPI não disse não à greve, ela disse sim à construção desse movimento de greve. Ela disse não à deflagração da greve no dia 15. Seguiremos mobilizando, nos organizando e discutindo", disse a presidenta do sindicato.

A greve, com previsão de duração indeterminada, é resultado da ausência de avanços nas negociações com o governo federal, referentes aos reajustes salariais e melhorias nos planos de carreira. Servidores técnicos-administrativos em Educação de universidades federais de todo o país, incluindo os da UFPI, iniciaram greve no dia 18 de março. Agora, docentes de todo o país se juntam à causa para fortalecer a mobilização.

A não deflagração da greve ocorre em meio às eleições para eleger o novo reitor ou reitora da instituição, que ocupará o cargo até 2028. O sorteio dos números das chapas foi realizado no dia 3 de abril, que ficaram com a seguinte definição:

  • Chapa 1 - Renovação com Autonomia e Humanidade - Lívia Nery (reitora) e Welter Cantanhêde (vice)
  • Chapa 2 - Democracia, Reconstrução e Sustentabilidade - Nadir Nogueira (reitora) e Edmilson Miranda (vice)
  • Chapa 3 - Juntos pela Ufpi: Rumo a Novos Tempos - Flávia Lorenne (reitora) e Viriato Campelo (vice)

Esta é a primeira vez que três mulheres estão à frente da disputa. A eleição será realizada no dia 15 de maio, e usará urnas eletrônicas. Anteriormente, a data da votação estava marcada para o dia 24 de abril, e usaria o sistema eletrônico da Universidade para a votação, o SIG Eleição.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: