Municípios

Barras: 32 famílias ilhadas resistem em deixar casas próximas ao rio Marataoan

A Prefeitura de Barras instalou um Comitê Gestor de Crise contra as Enchentes e decretou estado de calamidade

Da Redação

Quarta - 10/04/2024 às 18:09



Foto: Reprodução Cheia do rio Marataoan em Barras
Cheia do rio Marataoan em Barras

Cerca de 40 famílias foram atingidas pela cheia do Rio Marataoan em cinco bairros do município de Barras (PI). Segundo a Defesa Civil do Município, 8 famílias já deixaram suas residências e as outras estão ilhadas, resistindo em deixar suas casas.

A Prefeitura de Barras instalou um Comitê Gestor de Crise contra as Enchentes e decretou estado de calamidade devido aos estragos causadas pelas chuvas. Os bairros mais afetados pelas enchentes são Prainha e Boa Vista. Famílias dos bairros São Cristóvão e Pedrinhas também foram atingidas.

Segundo o técnico da Defesa Civil, Lúcio Flávio Carvalho Rego, quatro escolas serão utilizadas como abrigo para as famílias que decidirem deixar seus lares ou que, porventura, sejam afetadas pelas cheias. As 8 famílias que já deixaram suas residências estão abrigadas em casas de amigos ou parentes, que estão recebendo um aluguel social.

O boletim de monitoramento realizado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e publicado na tarde desta quarta-feira (10) informou que o nível do rio Marataoan está em 4,5 m, ultrapassando a cota de inundação, que é de 4,20 m.

O Piauí inteiro está sob alerta amarelo de perigo potencial de chuvas intensas até às 10h desta quinta-feira (11), segundo boletim do Instituto Nacional de Meteorologia.

Esperantina

O rio Longá em Esperantina ultrapassou a cota de inundação, que é de 7,40 m. O nível do rio está em 8,11 m. A Defesa Civil do Município contabilizou 42 pessoas desabrigadas. A Prefeitura estuda declarar situação de emergência.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: