Geral

Metade dos brasileiros conhecem mulheres vítimas de violência

Mais da metade dos entrevistados em uma pesquisa sobre violência contra a mulher feita pelo Data Po

Terça - 06/08/2013 às 13:08



Foto: Arquivo Estupro
Estupro
Mais da metade dos entrevistados em uma pesquisa sobre violência contra a mulher feita pelo Data Popular e pelo Instituto Patrícia Galvão disse conhecer uma mulher que já foi agredida pelo parceiro (54%), assim como um homem que já agrediu a parceira (56%). O levantamento, divulgado ontem, mostrou ainda que 70% das pessoas ouvidas acreditam que é em casa – mais que em espaços públicos – que mulheres são agredidas. E é também em casa que elas se sentem mais inseguras.

Na opinião de 85% dos entrevistados, as mulheres que denunciam seus maridos correm mais riscos de serem mortas. A percepção da população é que os crimes contra as mulheres têm aumentado nos últimos cinco anos: 89% disseram ter percebido um crescimento das agressões. Porém, na opinião de Márcia Teixeira, coordenadora da Comissão Permanente de Promotores da Violência Doméstica do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça, o que há é o aumento da visibilidade dos crimes.

- A violência doméstica era pouco visível antes da Lei Maria da Penha. A visibilidade da prática de violência doméstica na mídia nos últimos anos faz com que a sociedade tenha a percepção de que a violência aumentou – analisa Márcia.

Fonte: O Globo

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: