Brasil

MP entra com ação para que Estado realize concurso para professores

professor concurso estado ação MP

Quarta - 30/05/2012 às 22:05



 O Ministério Público, em atuação conjunta da 2ª e 3ª Promotorias de Justiça de São Raimundo Nonato, ajuizou ação civil pública em face do Estado do Piauí, com o objetivo de promover a imediata realização de concurso público na área da educação e de fazer com que o governo se abstenha de realizar contratação de professores por tempo determinado.

Segundo dados da própria Gerência Regional de Educação de São Raimundo Nonato, órgão estadual, do total de 1089 servidores existentes no quadro administrativo da rede pública estadual de ensino na região abrangida, aproximadamente 484 foram contratados a título precário.

A investigação mostrou que o Estado do Piauí, reiteradamente, vem realizando testes seletivos para a contratação provisória de professores, ignorando a obrigação de realizar concurso público, que é exigência constitucional para o ingresso na carreira da educação pública. Além disso, o concurso promove a valorização do professor, compreendida entre os fatores necessários à boa qualidade do ensino.

Fonte: mp-pi

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: