Mundo

Chuvas fora do comum nos Emirados Árabes deixa pelo menos um morto

As fortes chuvas causaram inundações, interrupções de viagens e muitos danos por todo o país

Da Redação

Quinta - 18/04/2024 às 09:32



Foto: Reprodução/EFE
Reprodução/EFE

Na última terça-feira (16), os Emirados Árabes Unidos registrou um evento incomum: chuva de um ano em apenas dia. A chuva causou inundações, interrupções de viagens e muitos danos por todo o país. Um homem de 70 anos também morreu devido as fortes chuvas a pouco mais de uma hora de Dubai. Os níveis recordes de chuva também paralisaram Omã, país vizinho, onde pelo menos 18 pessoas morreram. Segundo a imprensa, as tempestades foram mais intensas em pelo menos 75 anos.

Chuvas incomuns

Alguns países, como os Emirados Árabes, Omã e Arábia Saudita, utilizam um processo conhecido como semeadura de nuvens. Este processo envolve o uso de aeronaves para dispersar produtos químicos nas nuvens, o que leva à condensação e, eventualmente, à chuva. Há especulações de que a semeadura de nuvens pode ter intensificado as recentes chuvas. No entanto, o Centro Nacional de Meteorologia dos Emirados Árabes nega que a semeadura de nuvens possa ser diretamente ligada à tempestade recente.

Mudanças Climáticas

Embora seja difícil atribuir um evento climático específico às mudanças climáticas, cientistas sugerem que o aumento das temperaturas globais está levando a fenômenos meteorológicos mais extremos. Especialistas acreditam que o dilúvio recente nos Emirados Árabes pode ser o resultado de um fenômeno climático regular exacerbado pelas mudanças climáticas.

A principal causa das fortes chuvas seria um sistema de tempestades que passou pela Península Arábica. Este sistema de baixa pressão interagiu com partes de uma corrente de jato, produzindo chuvas. Com o aumento da temperatura do ar e do mar, havia mais umidade na atmosfera, o que provavelmente contribuiu para um dilúvio maior e mais intenso.

Fonte: UOL

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: