Mundo

Vladimir Putin vence eleição presidencial na Rússia e fica no poder até 2030

Líder russo comanda o país desde 1999, alternando entre cargos de primeiro-ministro e presidente

Da Redação

Segunda - 18/03/2024 às 00:36



Foto: Redes sociais Vladimir Putin obteve 80% dos votos
Vladimir Putin obteve 80% dos votos

Vladimir Putin garantiu mais seis anos como presidente da Rússia após a eleição presidencial deste domingo, com cerca de 87,4% dos votos em leitura preliminar. As informações foram divulgadas pela Comissão Eleitoral Central do país na televisão estatal.

O resultado excede em muito o recorde anterior do presidente em exercício de 77% nas eleições de 2018.

A participação preliminar foi estimada em 74,22%. Este é o valor mais elevado desde que Boris Yeltsin se tornou presidente em 1991, após o colapso da União Soviética, e bem acima da participação de 67,5% registada em 2018. Pelo menos seis regiões russas afirmaram que a participação foi superior a 90%. 

Três outros candidatos de partidos leais ao Kremlin não obtiveram mais de 4% de apoio, segundo dados da comissão eleitoral. O comunista Nikolai Kharitonov tinha 4%, Vladislav Davankov do Novo Povo, partido criado em 2020, tinha 3,8% e Leonid Slutsky, líder do ultranacionalista Partido Liberal Democrático da Rússia, ficava atrás com 3%. 

Líder mais antigo da Rússia desde o ditador soviético Josef Stalin, Putin estende seu governo de quase 25 anos para o quinto mandato, em um momento em que o exército russo está em uma ofensiva contra a Ucrânia. 

Fonte: Agência Boonberg

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: