Municípios

Piauí tem 700 pontos de maior risco de febre aftosa; Adapi monitora

Barreiras na divisa do estado fazem controle do trânsito de animais

Da Redação

Segunda - 15/04/2024 às 16:04



Foto: Reprodução Vacina contra a aftosa em rebanhos
Vacina contra a aftosa em rebanhos

O Piauí tem 700 pontos considerados de maior risco de febre aftosa. O dado é da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí - Adapi, que monitora nesses pontos o andamento da campanha de vacinação do rebanho com objetivo evitar de reintrodução do vírus da febre aftosa no território piauiense.

A Adapi vem fazendo o controle do trânsito de animais através de fiscalizações em postos de vigilância agropecuária e nas barreiras sanitárias localizados na divisa dos estados do Maranhão, Ceará, Pernambuco e Bahia. Além disso, está em fase final da campanha de vacinação contra a aftosa.

“Um conjunto de ações são realizadas também em propriedades rurais que, mesmo cercadas, são consideradas como pontos de maior risco para febre aftosa por conta de suas localizações. São propriedades situadas próximo a lixões e matadouros ou localizadas em assentamentos rurais, áreas quilombolas e reservas indígenas”, explicou Idílio Moura, gerente de Defesa Animal da Adapi. Segundo ele, essas últimas são propriedades em que a fiscalização pode encontrar dificuldade ou restrição de acesso.

São considerados pontos de risco também, propriedades que tenham grande movimentação de animais. “Propriedades que emitem grande quantidade de Guia de Trânsito Animal (GTA), que são de criadores do tipo marchantes ou boiadeiros também são considerados pontos de risco. Além disso, também estamos executando fiscalização e vigilância em animais de propriedades que já apresentaram resistência para vacinar ou inadimplência de vacinação em anos anteriores” concluiu Idílio.

O Piauí recebeu atestado do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) de zona livre de febre aftosa sem vacinação.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: