Cidade

Pedal noturno pela vida do HUT reúne mais de 200 ciclistas

Segunda edição do Pedal Noturno pela Vida e reuniu mais de 200 ciclistas.

Quarta - 28/09/2016 às 17:09



Pedal noturno pela vida do HUT reúne mais de 200 ciclistas

Ontem (27), foi o dia nacional da Doação de Órgãos. Para ressaltar a importância de ser um doador, o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) realizou a segunda edição do Pedal Noturno pela Vida e reuniu mais de 200 ciclistas.

O percurso do Pedal foi realizado pela zona norte de Teresina, passando por alguns pontos turísticos como o encontro dos rios e a ponte estaiada, que estava com uma iluminação especial na cor verde para destacar o Setembro Verde. O Setembro Verde é uma campanha realizada em todo país para incentivar o debate sobre doação de órgãos.

Para Nadja Miranda, coordenadora da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do HUT, o Piauí ainda está muito aquém da média nacional. “Precisamos mudar essa realidade. Enquanto a média nacional é de 15 doadores por milhão de habitantes no Piauí é de 6 por milhão de habitantes. A CIHDOTT do HUT tem se destacado e já é responsável por quase 70% dos órgãos captados em todo estado”, comentou Nadja.

Carlos Ferreira, administrador e amante do pedal noturno, participou da pedalada e aproveitou para vestir a camisa e se declarar doador de órgãos. “Essa é uma ação muito importante, pois pode salvar muitas vidas. Vou reforçar para minha família que sou um doador de órgãos para não restar nenhuma dúvida”, destacou.

Nos primeiros seis meses deste ano a CIHDOTT do HUT realizou 32 captações de córneas e 8 de múltiplos órgãos. Desde 2009 já foram 420 captações de córneas e 58 de múltiplos órgãos. As filas de espera por órgãos no Piauí ainda são extensas. Atualmente existem 140 pessoas na fila de rins e 385 na fila de córneas. No Brasil esses números chegam a algo em torno de 29 mil pessoas esperando por algum órgão ou tecido.

Fonte: SEMCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: