Polícia

Jovem é estuprada por amigo de infância em Buriti dos Lopes

Esse é mais um caso que evidencia o aumento no número de denúncias de estupros no Piauí

Quinta - 03/11/2016 às 14:11



Foto: Divulgação Nos últimos dois anos foram relatados mais de 1000 casos de estupros no Piauí
Nos últimos dois anos foram relatados mais de 1000 casos de estupros no Piauí

Nesta quarta-feira, 2, o caso de uma jovem de 14 anos que foi estuprada pelo próprio amigo ganhou repercussão em rede nacional de televisão. O crime aconteceu na cidade de Buriti dos Lopes, Norte do Piauí, e a reportagem foi exibida no programa Cidade Alerta, da rede Record.

Esse é mais um caso que evidencia o aumento no número de denúncias de estupros no Piauí. Segundo dados da 7ª Vara Criminal de Teresina, as ações judiciais por casos de estrupo contra crianças e adolescentes triplicaram nos últimos dois anos no Estado, são mais de mil processos com uma média de 41 casos por mês referente a esse período.

Mais de cinco pessoas são estupradas por hora no Brasil, mostra o 10º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), divulgado hoje (3). O país registrou, em 2015, 45.460 casos de estupro, sendo 24% deles nas capitais e no Distrito Federal.

Apesar de o número representar uma retração de 4.978 casos em relação ao ano anterior, com queda de 9,9%, o FBSP mostrou que não é possível afirmar que realmente houve redução do número de estupros no Brasil, já que a subnotificação desse tipo de crime é extremamente alta.

Considerando somente os boletins de ocorrência registrados, em 2015 ocorreu um estupro a cada 11 minutos e 33 segundos no Brasil, ou seja 5 pessoas por hora. O estado com o maior número de casos foi São Paulo, que responde por 20,4% dos estupros no país, com 9.265 casos. O número, no entanto, representa uma redução de 761 casos (7,6%) em relação ao ano anterior, quando foram registrados 10.026 casos. Roraima foi o estado com o menor número de estupros registrados, 180, o que representa 98 casos a menos do que no ano anterior – queda de 35,3%.

Mãe de menor que sofreu estupro em Buriti dos Lopes, norte do PiauíMãe de menor que sofreu estupro em Buriti dos Lopes, norte do PiauíFoto: Divulgação

Nos últimos dois anos, o Piauí também ficou chocado com a ocorrência de estupros coletivos e que também tiveram grande repercussão na mídia nacional como o que aconteceu em maio do ano passado na cidade de Castelo do Piauí onde, quatro jovens com idades entre 15 e 17 anos foram brutalmente estupradas e arremessadas do alto de um penhasco, uma das adolescentes morreu e um dos agressores foi assassinado no CEM, em Teresina, pelos próprios comparsas adolescentes.

Seguido a esse caso, em Pajeú do Piauí, uma jovem de 14 anos foi violentada sexualmente por quatro rapazes e em Bom Jesus, uma adolescente de 17 anos foi forçada a se embriagar e depois encontrada desacordada e amarrada, vítima de estupro por quatro adolescentes.

Em Buriti dos Lopes, a jovem de 14 anos foi estuprada por um também menor de 15 anos. A mãe da garota encontrou a filha jogada ao chão no fundo do quintal e depois foram tomadas as medidas cabíveis procurando a polícia e depois foram ao Instituto Médico Legal. No IML, foi constatada a violência sexual. O menor então foi apreendido, ouvido pelo Ministério Público e liberado em seguida depois de confessar o crime de estupro.

A justiça prevê que se condenados, os acusados de cometer crimes de estupro podem ter pena de 8 a 16 anos de reclusão em regime fechado.

Fonte: Com informações da Agência Brasil / Portal Boca do Povo/ G1

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: