Política

BRASÍLIA

Governador trata sobre recursos para barragens com o ministro Gustavo Canuto

Segundo o governador, as equipes técnicas do ministério e do Governo do Piauí vão trabalhar também em projetos emergenciais para barragens que apresentaram problemas no último inverno

Alinny Maria

Quarta - 25/09/2019 às 08:43



Foto: Reprodução/Facebook Audiência com o ministro Gustavo Canuto
Audiência com o ministro Gustavo Canuto

O governador Wellington Dias participou, nessa segunda-feira (24), de uma audiência com o com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto,  e a bancada federal piauiense, em Brasília. Na oportunidade, foi tratado sobre o aproveitamento de recursos da Barragem de Milagres, localizada no município de Santa Cruz dos Milagres e para obras de outras barragens, como a Nova Algodões, em Cocal; e a Barragem de Tinguis, entre os municípios de Brasileira, Batalha, Piracuruca e Piripiri.

Segundo  o governador, as equipes técnicas do ministério e do Governo do Piauí vão trabalhar também em projetos emergenciais para barragens que apresentaram problemas no último inverno, como a de José de Freitas. A ideia é trabalhar com planejamento, evitando novas situações de riscos.

"O ministro apontou como solução para importantes obras que devem ser realizadas no estado a destinação de recursos já empenhados que eram voltados para uma obra importante, a Barragem dos Milagres, mas que infelizmente não conseguimos dar solução a uma judicialização. Esses recursos serão prioridades e destinados a obras já  em andamento como é o caso de Nova Algodões que beneficia a região do Rio Pirangi em direção a Buriti do Lopes e a Barragem de Tinguis que tem um impacto econômico e social para a população da região norte", explica o chefe do Executivo piauiense. 


Por fim, o governador disse que o ministro Gustavo Canuto entendeu que há um risco para o próximo período chuvoso e mesmo com toda escassez de recursos é preciso ter a liberação de um valor capaz de permitir imediatamente o inicio das obras e se trabalhar uma programação para quando chegar o período de chuvas mais fortes, não ter novas inundações ou risco nas barragens.

O deputado Assis Carvalho disse que as pautas debatidas com o ministro do Desenvolvimento são prioritárias e precisam ser urgentemente resolvidas e enfatizou a pauta sobre a estiagem e necessidade de atendimento à população de mais de 48 cidades que já declaram situação de emergência. “Precisamos da ampliação de recursos para a chegada da água a milhares de pessoas das regiões afetadas, com a utilização de carros pipas”, disse o parlamentar.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: